Bento Gonçalves

Apresentado projeto de renovação da Via Gastrô, em Bento Gonçalves

(Foto: Gunther Schöler)
(Foto: Gunther Schöler)

Na tarde desta quinta-feira (2), foi apresentado o projeto de renovação da Via Gastrô, na Casa de Artes de Bento Gonçalves. Também foi assinada a ordem de início das obras, que estão previstas para começarem na próxima segunda-feira (5), elas serão feitas em etapas. Na oportunidade, estiveram presentes cerca de 50 pessoas, entre representantes da gestão municipal, vereadores, diretoria do SEGH e empresários.

Sobre a renovação, o presidente do SEGH, Marcos Ferrano, falou sobre o que os turistas encontrarão de novo na Via Gastrô.

“Vai ter uma revitalização de todo o espaço, novos restaurantes, empreendimentos modernos e encontrar uma diversidade enorme para poder satisfazer, muito lazer, muita gastronomia, hotelaria, casas de cafés, sorveterias também. 

O evento contou com o discurso da diretora do SEGH, Márcia Ferronato, que apresentou as novidades no que diz respeito a identidade visual da Via Gastrô, e também a data do Jantar sob as Estrelas de 2023, que ocorrerá em um sábado, no dia 11 de fevereiro. Segundo ela, a data foi escolhida para que os participantes possam aproveitar melhor o tempo no evento.

“A gente fez um estudo e acredita que sendo no sábado tem mais tempo para as pessoas desfrutarem, pois a gente vai começar o jantar antes, não vai ser às 19h, 18h30, começa antes. Então, essas novidades a gente vai contar mais adiante e, também, porque a gente impacta menos na própria cidade e não dificulta tanto para os próprios moradores, a gente também tem que pensar no conforto de todos. Acreditamos que é uma mudança positiva, nessa análise que a gente fez junto com os empresários, é colocado em votação e foi acordado”, explicou. Na edição de 2022, o evento reuniu 15 mil pessoas.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, falou sobre o que a renovação da Via Gastrô pode entregar para a cidade, e também e sobre o projeto.

“Muito otimismo com o nosso turismo, com o nosso empreendedorismo local. Gastronomia muito forte, hotelaria muito forte. O que a gente precisa como setor público é qualificar essas vias para que esses empreendedores tenham também uma contrapartida da prefeitura. E, eu acho que esse momento é muito especial, é um trabalho em conjunto dos empreendedores com a prefeitura. Esse projeto saiu de uma ideia de empreendedores, um projeto antigo de município, não é de governo. E, a gente, agora está começando a fazer sair do papel”.

Além das Ruas Herny Hugo Dreher, as Ruas Xingú e Paranaíba, bem como outras que também também estão inclusas na Via Gastrô contarão com totens com a nova identidade visual. Ao todo, nas obras, serão 52 bocas de lobo, 141 novos postes decorativos com iluminação, substituição de 28 braços e luminárias (led), e o passeio público será substituído 4.925m², pavimentação asfáltica em 5.420m² e sinalização, ainda serão colocados 32 bancos, 32 lixeiras, 132 vasos decorativos, guarda-corpo nas esquinas e outras ações. O valor total investido será de R$ 5.087.432,71.

Está previsto na também no projeto nova tubulação da rede de esgoto, realocação dos containers de lixo, colocação de lâmpadas de led e pavimentação das vias paralelas, o que retirará o fluxo de caminhões da via principal.

Confira abaixo imagens do projeto.

Créditos: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB)