Caxias do Sul

Após seis dias de caminhada, farroupilhenses chegam ao Santuário de Caravaggio

Após seis dias de caminhada, farroupilhenses chegam ao Santuário de Caravaggio

Já passava das 14h desta quarta-feira (16), quando os farroupilhenses Francis Casali, Roque Servegnini, Gilberto Galafassi e o juiz Mario Romano Magioni, apontaram no inicio da Avenida Dom José Barrea, no Caravaggio em Farroupilha, após seis dias de caminhada pelo Roteiro Caminhos de Caravaggio. Os quatro partiram em peregrinação na sexta-feira (11), do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Canela, rumo ao Santuário de Caravaggio em Farroupilha percorrendo cerca de 200 quilômetros.

Eles foram recepcionados por amigos, familiares, pelo Reitor do Santuário, Pe. Gilnei Fronza e pelo Prefeito em exercício, Pedro Pedrozo, que entregou uma honraria à comitiva. Emocionados, eles agradeceram o apoio e a energia positiva de todos aqueles que incentivaram na caminhada.

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Francis Casali, o objetivo da caminhada foi alcançado. “Conseguimos alcançar o que planejamos, que era mapiar o roteiro, ver os pontos que necessitam de apoio, ver onde precisa de placas e agora podermos lançar de fato o roteiro. Também alcançamos o nosso objetivo pessoal de sermos os primeiros a fazer o roteiro e apreciar as belezas ao longo desses 200 km e essa superação física e metal”, salienta.

O Caminhos de Caravaggio

O “Caminhos de Caravaggio” tem aproximadamente 200 quilômetros, que podem ser feitos a pé ou de bicicleta, opções que permitem a contemplação das paisagens naturais, plantações, construções do século passado, igrejas e a visita a atrativos culturais que valorizam as conquistas dos imigrantes. “Eles deixaram um legado muito bonito, especialmente ligado aos aspectos do trabalho, da religiosidade e da fé. Pelo caminho é possível encontrar pequenos capiteis e outras expressões desse patrimônio, que enchem o caminho de beleza e paz”, destaca Casali. Autoconhecimento, reflexão, espiritualidade, superação e determinação são palavras que descrevem o trajeto, já que a sugestão inicial é que os caminhantes façam uma média de 30 quilômetros por dia até chegar ao destino, em Farroupilha.

Em novembro de 2018, o Roteiro foi pré-lançado durante a 30ª edição do Festival Internacional de Turismo, em Gramado, quando um protocolo de intenções para a criação de um consórcio que viabilize o roteiro foi assinado pelos prefeitos dos cinco municípios envolvidos na rota. Este consórcio garante a formalização jurídica do roteiro e facilita a captação de recursos junto ao Ministério do Turismo para infraestrutura, divulgação e manutenção do Caminhos de Caravaggio.

Além disso, cada cidade deverá realizar neste ano oficinas de turismo rural para a preparação da comunidade e empreendimentos presentes na rota. O projeto também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh).