A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), acionou plano de contingência para a manutenção dos atendimentos no setor materno-infantil que está em funcionamento em área cedida no Hospital Pompéia. Em função de intercorrência com a equipe de médicos ginecologistas obstetras que assumiriam o plantão a partir da manhã desta segunda-feira (01), as gestantes que procurarem o serviço serão triadas pela equipe de atendimento que está no local, formada por médicos pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e anestesistas, e podem ser levadas ao Hospital do Círculo, que funciona como retaguarda. Uma ambulância do SAMU está à disposição para realizar o transporte da paciente. Esse plano de contingência já estava previsto e tem o objetivo de garantir que nenhuma gestante fique desassistida.
A maternidade está sob gestão temporária do Instituto Ideas, via contrato emergencial, até que seja transferida para o Hospital Virvi Ramos. Dois atendimentos para consultas médicas e um parto, realizado às 7h25, ocorreram normalmente antes da intercorrência com a escala. Depois disso e até o início da noite desta segunda, no entanto, nenhuma gestante procurou o serviço. Caso procurasse, seria atendida por meio do plano de contingência.
O prefeito Adiló Didomenico e a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, estiveram no Pompéia nesta segunda e acompanham toda a transição desde que o contrato com o Ideas foi firmado. O Instituto já contratou mais de 60 profissionais para compor a equipe multiprofissional.
O prefeito e a secretária tranquilizam a população de que o serviço está mantido e todos os esforços são empreendidos junto ao Ideas para que a escala de médicos ginecologistas obstetras esteja completa o mais breve possível, o que deve ocorrer nos próximos dias, em função do período de férias e festas, que diminui o número de profissionais à disposição. Questionado pela Prefeitura, o Ideas informou que além de Caxias, busca profissionais qualificados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais para compor a escala com a maior brevidade possível.
Para casos que necessitarem de UTI, já estava prevista a transferência ao Hospital Geral (HG), como informado anteriormente pela SMS. A UTI neonatal do Pompéia foi desativada devido à baixa ocupação e ao alto custo de manutenção do serviço, conforme acordado com a Secretaria Estadual da Saúde, e será aberta posteriormente no Virvi Ramos.