Brasil

Após polêmica com Bolsonaro, diretor do Inpe será exonerado

(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, comunicou nesta sexta-feira (2), que será exonerado pelo governo. Galvão se envolveu em um polêmica com o presidente Jair Bolsonaro a respeito dos dados que demonstram um crescimento no desmatamento da Amazônia.

O diretor afirmou que sua fala sobre o presidente gerou constrangimento, então ele vai ser exonerado. Galvão acusou Bolsonaro de “covardia” por questionar publicamente os números fornecidos pelo Inpe. O imbróglio começou no dia 19 de julho, quando o presidente questionou os dados apresentados pelo Inpe, apontando um aumento de 88% no desmatamento da Amazônia.

Além das críticas do presidente sobre a veracidade dos dados, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general reformado Augusto Heleno, afirmou que “se os dados estivessem corretos, seria preocupante e seria conveniente que não fizéssemos alarde disso e nos ocupássemos do problema internamente” e ainda insistiu que os dados “são falsos”.