Bento Gonçalves

Após manifestação, Secretaria de Educação de Bento Gonçalves se pronuncia sobre vagas em escolas municipais e conveniadas

Nesta segunda-feira (15), pais de alunos que não sabem onde seus filhos irão estudar organizaram um protesto em frente a Prefeitura

Após manifestação, Secretaria de Educação de Bento Gonçalves se pronuncia sobre vagas em escolas municipais e conveniadas
Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira, 15, pais preocupados com a falta de definição sobre a escola em que seus filhos estudarão realizaram uma manifestação em frente à Prefeitura Municipal, em Bento Gonçalves. Durante o protesto, que contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, os manifestantes expressaram suas frustrações em relação às dificuldades enfrentadas no processo de inscrição na rede municipal de ensino. Além disso, solicitaram a reintegração de bolsas em escolas privadas que foram retiradas, reivindicando uma solução para a situação.

Durante o ato, o Prefeito em exercício, Amarildo Lucatteli, e a Secretária de Educação, Adriane Zorzi, receberam no Gabinete um grupo de representantes dos pais para discutir sobre as vagas na rede municipal de ensino e os convênios estabelecidos. Até o momento, já foram matriculados 12.184 alunos nas escolas municipais.

Após o término da manifestação, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) emitiu uma nota oficial por meio do portal oficial da prefeitura, na qual esclarece os seguintes pontos:

  • Haverá vaga pública para os alunos, em idade obrigatória, que realizaram a inscrição e aos que vierem a realizar na segunda etapa de inscrições, que ocorrerá a partir desta segunda, 15 janeiro de 2024.
  • As vagas de creche (0 a 3 anos e 11 meses) para alunos que atendam todos os critérios e não forem contemplados em escolas públicas, poderão ser ofertadas, posteriormente, através de convênio em escolas particulares.
  • As vagas são destinadas aos alunos que se enquadram nos critérios estabelecidos em decreto, e não conseguiram a vaga na rede municipal. Os critérios estabelecidos são zoneamento, deficiência e renda, vulnerabilidade (renda baixa), e renda até 5 salários-mínimos.
  • Já para alunos em idade obrigatória, a partir da pré-escola (Jardim A) ao 9º ano do ensino médio, que não forem encaminhados para escolas públicas, serão encaminhados para escolas filantrópicas, a partir de parceria. A primeira lista de alunos já foi divulgada no link.
  • Segundo a SMED, a rede de ensino Municipal é qualificada e preparada para receber os novos alunos com a adaptação necessária. Para atender a demanda iniciará o atendimento em novas escolas nos bairros Zatt e São Roque, além da ampliação e várias escolas. Sendo cerca de 600 novas vagas.
  • Em relação aos nomes que ainda não constam na lista de selecionados, a secretaria informa que estão sendo realizados ajustes e os pais estão sendo comunicados e orientados quanto ao prosseguimento.
  • As famílias que atendem todos os critérios já foram ou estão sendo comunicadas.
  • Cerca de 400 famílias ainda não encaminharam toda a documentação. Devem encaminhar via WhatsApp (3055-7253 ou 7253) para que o processo tenha andamento.
  • Conforme informado aos pais, a SMED até a próxima sexta-feira (19) repassará o retorno sobre as inscrições com a documentação em dia. As comunicações serão realizadas exclusivamente nos canais oficiais do Município.