Cultura

Após leilão, Moinho Covolan lança campanha '10 por Cabeça' para levantar fundos em Farroupilha

Foto: Divulgação/Karen Flores
Foto: Divulgação/Karen Flores

A Associação Cultural Moinho Covolan, lançou a campanha “10 por Cabeça“, com o intuito de levantar fundos para pagar o lance dado no leilão, realizado na última semana, em que a entidade arrematou o histórico prédio, situado no centro de Farroupilha, por R$ 2.170.001,00. A associação também busca apoio na iniciativa privada e editais públicos de fomento a cultura.

O primeiro objetivo é arrecadar uma cota de R$ 500 mil para a dívida. As doações podem ser feitas através de depósito bancário ou de PIX. Os dados são: Sicredi, ag 0167, cc: 41233-2 – Associação Cultural Moinho Covolan, ou chave Pix para CNPJ: 31.250.461/0001-46 ou e-mail [email protected].

O prédio fica na esquina da Rua Independência e a Marechal Floriano Peixoto, no centro da cidade. Desde 2000 abriga um centro cultural e um museu que preserva a história do Moinho, que data de 1920. Porém, nos últimos anos, parte da família Covolan defende a venda do prédio, o que deu início a uma batalha jurídica sobre o caso.

Um movimento pede ainda o tombamento do prédio como patrimônio histórico e cultural. O processo está em tramitação e sendo conduzido pelo Conselho de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Farroupilha e pelo Instituto Brasileiro de Museus.