Confira a nota de esclarecimento na íntegra emita pela Prefeitura:
A Prefeitura de São Marcos informa a comunidade que na data de 19 de abril de 2024, foi surpreendida com a INTERRUPÇÃO ABRUPTA DA EXECUÇÃO DO CONTRATO Nº 29/2024 REFERENTE A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM 2 CATEGORIAS: ORGÂNICO E SELETIVO, executado pela empresa Vernasce Administração de Serviços Ltda., vencedora da licitação para tal.
Por tais razões, a coleta prevista para ser realizada na sexta-feira e sábado, foi prejudicada e não executada. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente já havia notificado a empresa diversas vezes diante as irregularidades e omissões na prestação do serviço de recolhimento do lixo, considerando a recorrente reclamação da população e a constante fiscalização feita pela Pasta. Por estar ciente de que o serviço prestado atualmente não cumpria o cronograma da coleta, causando transtornos para os moradores e deixando a cidade com déficits no que diz respeito a limpeza pública urbana, a Prefeitura prontamente já estava em busca de novas soluções para o problema.
O Poder Executivo comunica, então, que a partir de segunda-feira, dia 22 de abril de 2024, os serviços serão retomados e assumidos de forma emergencial por uma nova empresa especializada, buscando a normalização da coleta de lixo na cidade o mais breve possível. A administração municipal pede desculpas pelo inconveniente e solicita a compreensão dos munícipes, garantindo que sempre se empenhou em resolver o problema, o mais rápido possível, e oferecer a melhor solução para que os serviços sejam reativados gradativamente.
Reiteramos novamente que não medimos esforços para cumprir com eficiência a gestão dos resíduos sólidos, cumprindo as normas e políticas públicas referentes ao meio ambiente e os ensinamentos de educação ambiental.