Cidades

Após intenso calor, chuva deve chegar à Serra Gaúcha na noite desta terça

Foto: Especial Leouve
Foto: Especial Leouve

O intenso calor desta terça-feira (13) no Estado do Rio Grande do Sul pode ser o prenúncio de uma noite de fortes chuvas e tempestades. Em algumas cidades do estado, a precipitação iniciou pela manhã e já causou diversos estragos. Segundo a MetSul Meteorologia, em Uruguaiana choveu 95,6 mm ao longo da terça-feira. Em Quaraí choveu 79,6 mm e em Alegre Alegrete 60,4 mm. Além disso, Argentina e Uruguai também sofrem com a instabilidade e essa mesma frente fria atinge o Rio Grande do Sul.

Em Caxias do Sul, a temperatura no início da tarde se aproximava dos 30 graus. Conforme o boletim diário da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, há riscos de tempestades que incluem rajadas de vento, descargas elétricas e granizo.

Conforme o aviso, áreas de instabilidade que atuam na Argentina devem começar a avançar ao longo do dia e podem provocar chuvas fortes e temporais isolados desde o Oeste/Noroeste até parte do Centro e Sul. Depois, elas seguem avançando rumo à capital e ao Norte entre o final da terça e a quarta.

Na Região Metropolitana, as pancadas podem ser fortes, mas o risco maior fica para as áreas do Noroeste, como os arredores de São Borja, e do oeste, como Uruguaiana, Itaqui até Quaraí. Também atingirá parte da Campanha, entre Rosário do Sul e Cacequi, e Bagé. Outra área de grande risco é o Extremo Sul, mas também pode haver temporais isolados entre São Lourenço e Pelotas, além de pontos do Litoral.

O padrão irregular das precipitações não gera problemas de déficit hídrico em nenhuma região porque as chuvas atingem os pontos em momentos distintos. Na quarta, as chuvas fortes devem se concentrar na Metade Norte. Na Metade Sul ainda chove, mas no decorrer do dia a nebulosidade perde força, dando lugar a uma nova massa de ar seco, empurrada pelos ventos do quadrante Sul.

Na quarta-feira, a frente fria segue em direção a Santa Catarina, o que aumenta a probabilidade de temporais na parte Norte do Rio Grande do Sul.

Argentina embaixo d’água

Após um final de semana bastante chuvoso, a Argentina voltou a sofrer com grandes precipitações na segunda e terça-feira (13). Na província de Buenos Aires, mais de 1800 pessoas precisaram sair de casa por causa de alagamentos. Na localidade de Villa Constitución, que fica em Santa Fé, um desmoronamento de terra matou uma mulher grávida e a criança que estava no útero.

(Foto: Radio AM 750/Reprodução)