Agro Rural

Após incêndios em plantações, Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves lança nota alertando agricultores

Outono terá predomínio de temperatura acima da média, prevê MetSul
(Clima será guiado pelo fenômeno El Niño após três anos (Foto: Fernando Dias/Divulgação)

Durante a manhã desta segunda-feira (13), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves emitiu uma nota alertando aos produtores que tenham cuidado com os incêndios nas plantações. O aviso foi publicado nas redes sociais após um parreiral em Tuiuty ser consumido pelo fogo durante o último final de semana. Na nota, o órgão pede que os agricultores tenham cuidado com o manejo de cobertura do solo, uma vez que o calor e falta de chuvas deixa a vegetação ressecada e propensa a combustão.

O presidente o Sindicado, Cedenir Postal, afirmou que nesta segunda-feira, ele visitou a propriedade de Tuiuty e, também foi informado sobre um sinistro semelhante em São Valentim do Sul.

Estivemos visitando uma propriedade rural no interior de Bento Gonçalves, no distrito de Tuiuty, onde um parreiral foi totalmente consumido pelo fogo. Este fato aconteceu no último final de semana, pelas informações do produtor, foi na noite do sábado, pois quando ele chegou no parreiral no domingo, estava tudo queimado. Também tivemos outro relato, em São Valentim do Sul, que também foi consumido pelo fogo e, graças a deus, os proprietários conseguiram controlar para não se alastrar para propriedade dos vizinhos.

Por fim, ele destacou a importância dos cuidados que deve-se ter, comunicação entre a comunidade e vizinhança, bem como ações para estar preparado em caso de fogo nas plantações.

Orientamos a todos que tenham os cuidados, que se avisem entre vizinhos a qualquer sinal de fumaça, de incêndio, que também que mantenham os pulverizadores cheios de água para possíveis combates a incêndios, e o monitoramento constante é fundamental para que não se alastre o fogo, principalmente neste período de estiagem. Esperamos que tenhamos um bom período de chuva para que possa amenizar e não ocorram estes problemas.” finalizou.

Confira na íntegra a nota do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves.
Um incêndio registrado no último final de semana causou a perda de mais de um hectare de parreirais na propriedade do Sr. Mauro Tomassi, em Tuiuty, interior de Bento Gonçalves. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Atuando na prevenção e apoio aos agricultores, o Sindicato orienta que os produtores tenham alguns cuidados com o manejo da cobertura de solo, evitando que esta vegetação possa entrar em combustão, causando a queima e consequente perda dos parreirais.
O presidente Cedenir Postal orienta os agricultores para que estejam atentos à presença de fumaça nos arredores da propriedade, além de orientar para que os pulverizadores estejam sempre abastecidos com água, a fim de facilitar o rápido combate a possíveis incêndios. Outro fator importante é manter comunicação e vigilância entre vizinhos, buscando evitar novos danos ao longo do período de estiagem.”