Caxias do Sul

Após incêndio, Marcopolo suspende atividades no setor produtivo nesta segunda

Após incêndio, Marcopolo suspende atividades no setor produtivo nesta segunda

O incêndio de grandes proporções que atingiu a unidade de plásticos da empresa Marcopolo, em Ana Rech, obrigou a empresa a suspender as atividades no setor produtivo nesta segunda-feira, dia 4. Amanhã, a empresa inicia a avaliação dos estragos, já que o setor atingido é fundamental para a produção dos ônibus. As chamas iniciaram por volta das 16h deste domingo e se espalharam rapidamente. Os bombeiros só conseguiram controlar o fogo por volta das 18h30min.

O Diretor de Recursos Humanos da Marcopolo, Thiago Deiro, afirmou que apesar da magnitude do incêndio, ninguém ficou ferido. Segundo ele, amanhã será possível realizar uma avaliação melhor do que restou da unidade de plásticos. “Infelizmente foi um incêndio de grandes proporções na unidade de plásticos. Nós ainda estamos avaliando as extensões, o que sobrou. Até por isso, emitimos um comunicado nas redes avisando que os trabalhadores do setor produtivo estão liberados amanhã, segunda-feira”, disse.

COMUNICADO AOS COLABORADORES

“Em função do incêndio ocorrido no pavilhão da Plásticos na tarde deste domingo, informamos que nesta segunda-feira, 04 de setembro, não haverá expediente para os colaboradores das áreas de Produção, Logística e Qualidade de linha e fabricação dos turnos Diurno e Noturno das unidades Ana Rech, Plásticos e Planalto.

As demais áreas terão expediente normal. As linhas de transporte serão normais.

Contamos com a colaboração de todos.

Marcopolo S.A

Caxias do Sul, 03 de Setembro de 2017″

Prejuízo

O barracão da unidade de plásticos tinha cinco andares e desmoronou completamente. Às 19h, uma equipe da brigada interna de incêndio ainda trabalhava no local para evitar que as chamas voltassem a se espalhar. O prédio queimado fica a cerca de 200 metros da unidade de produção principal da empresa. A fumaça preta originada das chamas foram vistas de diversos locais de Caxias do Sul e até de outras cidades da Serra Gaúcha. Moradores de Gramado, Canela Nova Petrópolis e Flores da Cunha enviaram relatos à reportagem.

No início da noite, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) emitiu uma nota oficial lamentando o ocorrido e expressando “lamento e solidariedade” com trabalhadores, direção, acionistas e colaboradores da empresa.
A nota indica que a Marcopolo representa “um dos pilares da economia e da própria comunidade de Caxias do Sul”.

A rua Pedro Zaparolli está completamente bloqueada. Os moradores de dez residências da rua foram orientados a não retornar para suas residências neste domingo em função do risco de explosões causadas por possíveis vazamentos de resinas.

Os bombeiros de Caxias do Sul, com o auxílio dos bombeiros de Flores da Cunha, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, conseguiram controlar as chamas. Os funcionários da brigada de incêndio da unidade e pelo menos uma viatura do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) também apoiaram a ação dos bombeiros.

*Com informações de Mauro Teixeira