Mundo

Após erupção do vulcão Etna, terremoto deixa 10 feridos na no Sul da Itália

(foto: Laure Messana / AFP)
(foto: Laure Messana / AFP)

Um terremoto de 4,8 de magnitude atingiu o Sul da Itália na madrugada desta quarta-feira (26). O tremor deixou dez feridos e causou danos em edifícios antigos na região. Os locais mais atingidos foram o norte de Catania, na ilha da Sicília, região onde fica o vulcão Etna , que entrou em erupção e expeliu cinzas na segunda-feira (24), quando houveram tremores na área.

Segundo o Serviço de Proteção Civil e o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, após o terremoto, que ocorreu a um quilômetro de profundidade, a região registrou mais 11 tremores secundários desde a meia-noite de terça-feira (25).

Desde o início da erupção do Etna, na segunda-feira, mais de 130 tremores foram registrados, e o espaço aéreo no entorno do vulcão foi fechado por falta de visibilidade. O vulcão, com 3.300 metros de altura, é o mais ativo da Europa, com erupções frequentes, conhecidas há pelo menos 2.700 anos. Sua última fase eruptiva foi na primavera de 2017.

As autoridades da Itália também reforçaram o monitoramento do vulcão Stromboli, que fica em uma ilha no mar ao norte da Sicília, cuja atividade também está relacionada ao Etna e, na terça-feira também expeliu cinzas. No domingo, a erupção de outro vulcão, o Anak Krakatoa , que forma uma pequena ilha no Estreito de Sunda, na Indonésia, causou um tsunami que deixou mais de 200 mortos.