Farroupilha

Após erro de cálculo, prefeitura emite novos carnês de IPTU

Após erro de cálculo, prefeitura emite novos carnês de IPTU

A prefeitura de Farroupilha realizou nos últimos meses um intenso trabalho de recadastramento das glebas, que são porções de terra em área urbana que ainda não foram loteadas ou urbanizadas. Isso se deu em decorrência de uma falha no sistema que resultou em 400 cálculos errados de IPTU. Os valores venais foram reavaliados com base no levantamento feito pela equipe e os novos carnês de IPTU já foram emitidos e estão sendo entregues aos contribuintes nessa semana.

Foto: Emilio Nunes

Conforme o secretário de Planejamento, Deivid Argenta, para atualização do cadastro foram vistoriadas as propriedades e levantadas informações quanto a área total e área tributável.

“Fizemos vistorias nas propriedades e levantamos informações sobre a área total e área tributável, edificações existentes, localização e utilização dos imóveis. Foram descontadas as áreas de preservação permanente, a faixa de domínio do Daer, as redes de alta tensão, tudo isso para chegar ao valor mais próximo do imóvel. Importante salientar que as áreas de cultivo são isentas do pagamento do IPTU, mas o proprietário precisa se manifestar mediante um laudo de um profissional habilitado”, destaca.

Foto: Emilio Nunes

O vencimento da primeira parcela ou cota única é 21 de novembro. O contribuinte que estiver em dia com os tributos municipais e efetivar o pagamento em parcela única recebe desconto de até 17%. O imposto pode ser parcelado em até seis vezes.

Para dúvidas e questionamentos relacionados aos cadastros, a Secretaria de Planejamento estará atendendo os contribuintes com horários agendados através do telefone 3261-6974.