PLANEJAMENTO

Após dez anos, Caxias do Sul sedia nova edição do Horti Serra Gaúcha

Evento ocorre em março, com data a ser definida

Após dez anos, Caxias do Sul sedia nova edição do Horti Serra Gaúcha
Foto por Ícaro de Campos

A nova proposta do Horti Serra Gaúcha foi apresentada pelo comitê organizador ao prefeito Adiló Didomenico e representantes de entidades parceiras nesta quinta-feira (16), em Fazenda Souza. A última edição ocorreu em maio de 2015, nos Pavilhões da Festa da Uva.

A programação do 7º Horti Serra Gaúcha será concentrada em um dia durante o mês de março de 2025, em data a ser definida. As atividades serão divididas entre dois locais. Um deles é a área de sete hectares que vem sendo preparada junto ao Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Alimentos e Bebidas (CEAB), em Fazenda Souza (antiga Fepagro). Também haverá ações nos Pavilhões da Festa da Uva, onde estará acontecendo a Festa das Colheitas. Os detalhes (data, horários e temáticas da parte técnica) serão divulgados nas próximas semanas.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegottto, mostrou a área ao prefeito e convidados.

“Queremos divulgar e promover este local junto a entidades e empresas do segmento agropecuário para consolidar seu uso nos próximos anos, beneficiando toda região”, disse. Segundo ele, o Horti Serra Gaúcha tem como objetivo destacar a diversidade e a qualidade dos produtos hortifrutigranjeiros produzidos na Serra Gaúcha.

O Prefeito Adiló Didomenico classificou a iniciativa como “estratégica”. Segundo ele, a área possui grande potencial e tem tudo para se tornar um dos pontos mais visitados da região.

“Juntamente com o projeto antigranizo que estamos desenvolvendo, este local vai garantir ainda mais destaque à produção agropecuária de Caxias e dos municípios da Serra”, disse

Os trabalhos na área destinada ao evento vêm sendo realizados em parceria com a Procuradoria-Geral do Município e as secretarias de Obras, Meio Ambiente, Segurança Pública e Proteção Social, Planejamento e Parcerias Estratégicas, Esporte e Lazer, e Samae. Também são apoiadores a Comissão da Festa da Uva e a RGE.

Evento traz conhecimento e inovação para o setor agrícola da Serra

O Horti Serra Gaúcha foi lançado em 2008 com objetivo de proporcionar aos agricultores acesso direto a tecnologias avançadas e boas práticas em horticultura, olericultura (cultivo de hortaliças) e fruticultura. Ao longo do tempo, o evento se consolidou como uma importante plataforma de disseminação de conhecimento técnico e inovação para o setor agrícola da região sul do Brasil. A 6ª edição, em 2015, registrou público superior a dez mil pessoas.

A partir de 2017 o evento foi interrompido. As tratativas para a retomada avançaram em 2022, quando a prefeitura fez um acordo com o governo do Estado para ocupar o terreno junto ao CEAB por cinco anos, podendo prorrogar por mais cinco. Nos últimos meses, a área vem sendo formatada para ser sede do evento e, futuramente, sediar cursos e treinamentos voltados ao segmento da agricultura. No ano passado, o Horti Serra Gaúcha foi incluído no calendário oficial do Município.