Caxias do Sul

Após denúncias, Semma resgata 30 animais vítimas de maus-tratos em Caxias

Os proprietários dos locais foram autuados (Foto: Catia Giesch -
 Semma/divulgação_
Os proprietários dos locais foram autuados (Foto: Catia Giesch - Semma/divulgação_

Após denúncias encaminhadas através do site da prefeitura de Caxias do Sul, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em ação conjunta com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), 30 animais vítimas de maus-tratos foram salvos em Santa Lúcia do Piaí e no bairro Fátima, na zona norte.

No interior de Caxias, cães recebiam lavagem igual a de porcos como alimento (Fotos: Catia Giesch – Semma/divulgação)

A primeira averiguação foi realizada no interior da cidade, onde foram encontrados 10 porcos, alguns cruzados com javali. Além de ser proibida a criação de javalis, por se tratar de animal silvestre, eles estavam em péssimas condições de higiene, sem água e alimentação. Os dejetos dos javalis eram despejados em um córrego, contaminando o solo e a água.

Também neste local, estavam cinco cães adultos e dois filhotes, presos em um galpão fechado, sem água e comida. Um dos filhotes apresentava uma grave lesão no genital e precisou de atendimento veterinário imediato.

Após especulações, constatou-se que o tutor dos animais tratava tanto os porcos quanto os cães com lavagem, o que é inadequado. A Semma notificou o proprietário, firmando um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e marcando uma audiência com o responsável pelo local. Ele responderá por maus-tratos.

Os proprietários dos locais foram autuados

A segunda investida ocorreu no Fátima. Sete cães estavam sendo privados de água e alimentação, um deles já estava em avançado estado de desnutrição. Foi exigido tratamento imediato para o animal, além de limpeza dos potes de água e comida. A Semma notificou o tutor dos animais e cobrou que as irregularidades sejam revertidas no prazo máximo de dois dias.

No mesmo local, pássaros eram criados sem a autorização necessária do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Foram recolhidos dois canários da terra; um papagaio charão, pássaro em extinção no Rio Grande do Sul; uma tiriva e um coleiro. Além da notificação, foi firmado um TCO e o proprietário responderá judicialmente por criação ilegal dessas aves, que ficarão em poder da Patram até o julgamento.

Segundo Marcelly Paes Felippi, diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Semma, o site é uma ferramenta importante no combate aos maus-tratos.

“As denúncias feitas por meio do site da prefeitura nos ajudam cada dia mais a salvar vidas. Nessa ação, conseguimos tirar do cativeiro até um animal em extinção. É fundamental que as pessoas continuem nos auxiliando”, salienta.

Como denunciar

Para denunciar maus-tratos a animais basta acessar o link https://caxias.rs.gov.br/servicos/meio-ambiente/departamento-de-protecao-e-bem-estar-animal e preencher o formulário. Também é preciso enviar fotos e laudos, quando houver, para o e-mail [email protected]. O envio de imagens colabora com o atendimento.

Em 2017, aproximadamente 400 denúncias de maus-tratos foram atendidas pela Semma.