Na busca de soluções para reforçar o combate contra à dengue, Caxias do Sul fez a aquisição de 2 mil testes rápidos para detecção da dengue e finaliza projeto para contratação emergencial de médicos clínicos para atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As medidas têm respaldo no Decreto Nº 23.033, de 22 de março de 2024, que declara situação de emergência no município em função da proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti.
Os testes rápidos têm o objetivo de confirmar o diagnóstico e encaminhar as condutas de tratamento. A contratação de médicos irá fortalecer a rede de saúde, em função da alta de casos confirmados de dengue.
Até o momento, foram confirmados 18 casos de dengue autóctone (contraídos no município) e 44 importados (quando a pessoa viaja e retorna doente). Todos, no entanto, preocupam o município, uma vez que a doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. A Vigilância Ambiental em Saúde identificou e eliminou, até o momento, 462 focos do inseto.
As orientações para a população permanecem as mesmas:
- Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
- Recolher o lixo do pátio;
- Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
- Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los à Central de Armazenamento de Pneus Inservíveis da Codeca;
- Tampar caixas d’água;
- Colocar telas milimétricas em caixas d’águas descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
- Limpar as calhas;
- Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
- Eliminar os pratinhos das plantas.