Após anunciar as nomeações dos deputados André Fufuca (PP) e Sílvio Costa Filho (Republicanos) para os ministérios do Esporte e de Portos e Aeroportos, respectivamente, o governo Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a criação de uma nova pasta: a da Micro e Pequena Empresa. O objetivo é acomodar Márcio França, que comandava Portos e Aeroportos. Assim, o PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e de França, que é parte da base do governo, não perde espaço na Esplanada. Este será o 38º ministério da atual gestão de Lula. O recorde é de Dilma Rousseff que teve 39 ministros entre 2013 e 2015.
A nova pasta cuidará de atribuições que hoje estão na alçada do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, chefiado por Alckmin. A minirreforma ministerial, com a acomodação de PP e Republicanos, busca ampliar a base aliada na Câmara dos Deputados. Com o rearranjo, o Planalto espera que uma parte mais expressiva dessas bancadas vote a favor do governo em matérias consideradas prioritárias no Congresso.
Porém, não será uma adesão plena, já que os dois partidos possuem quadros ligados ao bolsonarismo. Além disso, o Republicanos abriga um possível adversário de Lula nas eleições de 2026: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A mudança na estrutura do governo vinha se arrastando há quase três meses e foi chancelada após idas e vindas e reclamações de “demora” por parlamentares do centrão.
Novos Ministros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou o convite aos deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para assumirem os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente. O anúncio foi oficializado em nota pelo Palácio do Planalto, na noite desta quarta-feira (6), após uma reunião entre o presidente, os parlamentares convidados e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lula passou a tarde acertando os últimos detalhes da reforma ministerial em agenda fechada no Palácio da Alvorada, residência oficial, em Brasília.
As negociações vinham ocorrendo há meses e marcam a entrada do partido Republicanos e do Partido Progressista (PP) -, este último tendo como principal expoente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) – no primeiro escalão do governo. Fufuca assume o lugar de Ana Moser, enquanto Costa Filho sucede a Márcio França (PSB), que assumirá uma nova pasta a ser criada, batizada de Ministério das Micro e Pequenas Empresas. Republicanos e PP estão entre as maiores bancadas parlamentares na Câmara dos Deputados, onde o governo busca consolidar uma base de apoio para aprovação de projetos.
Veja como ficou a esplanada por partido político:
PT:
1. Fazenda: Fernando Haddad
2. Casa Civil: Rui Costa
3. Secretaria das Relações Institucionais: Alexandre Padilha
4. Secretaria-Geral da Presidência: Márcio Macêdo
5. Educação: Camilo Santana
6. Mulheres: Cida Gonçalves
7. Trabalho: Luiz Marinho
8. Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira
9. Secretaria de Comunicação Social: Paulo Pimenta
10. Desenvolvimento Social: Wellington Dias
MDB:
1. Planejamento: Simone Tebet
2. Cidades: Jader Filho
3. Transportes: Renan Filho
PSB:
1. Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino
2. Indústria e Comércio: Geraldo Alckmin
3. Micro e Pequenas Empresas: Márcio França
União Brasil:
1. Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes
2. Turismo: Celso Sabino
3. Comunicações: Juscelino Filho
PSD:
1. Agricultura: Carlos Fávaro
2. Pesca: André de Paula
3. Minas e Energia: Alexandre Silveira
PDT:
1. Previdência Social: Carlos Lupi
PSOL:
1. Povos Indígenas: Sonia Guajajara
PCdoB:
1. Ciência e Tecnologia: Luciana Santos
PP:
1. Esporte: André Fufuca
Republicanos:
1. Portos e Aeroportos: Silvio Costa Filho
Rede:
1. Meio Ambiente: Marina Silva
Sem atuação partidária:
1. Defesa: José Múcio Monteiro
2. Advocacia-Geral da União: Jorge Messias
3. Saúde: Nísia Trindade
4. Gestão: Esther Dweck
5. Cultura: Margareth Menezes
6. Igualdade Racial: Anielle Franco
7. Controladoria-Geral da União: Vinícius Marques de Carvalho
8. Relações Exteriores: Mauro Vieira
9. Direitos Humanos: Silvio Almeida
10. Gabinete de Segurança Institucional: Marcos Antônio Amaro dos Santos