Cidades

Após 36 dias, Daer diz que deve liberar ERS-122 até o fim de semana

Foto: Divulgação/Encopav
Foto: Divulgação/Encopav

A queda de barreira no km 43 da ERS-122, entre Farroupilha e São Vendelino, completa, nesta quarta-feira (11), 36 dias. Já as detonações da pedra que ainda estava presa ao talude, foram feitas a uma semana. As equipes da Encopav, empresa contratada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), trabalham deste então para a retirada do material que desceu da encosta. Estima-se que ao todo, foram mais de 15 mil toneladas de terra, rochas e mata.

Foto: Divulgação/Encopav

A autarquia havia previsto a liberação do trânsito, em duas pistas, uma para subir e outra para descer a serra, para a última terça-feira (10), o que não ocorreu. Em contato na manhã desta quarta a autarquia respondeu, em nota, que o “Os trabalhos de remoção do material que caiu após a última detonação do talude seguem de forma ininterrupta. As atividades seguem em ritmo acelerado para que seja possível realizar a liberação do tráfego em duas pistas nesta semana”.

Sem uma data oficial para a liberação, quem precisa se dirigir para Porto Alegre e região Metropolitana segue tendo que usar a VRS-826, em Alto Feliz, apenas para carros de passeio e ônibus intermunicipais. Já veículos pesados devem utilizar a BR-116, em Caxias do Sul, passando por Galópolis e Vila Cristina ou seguir pela RSC-453, em direção a Bento Gonçalves, acessar a BR-470 até Garibaldi e posteriormente usar a ERS-446 até São Vendelino.

Foto: Divulgação/Encopav