Caxias do Sul

Após 24 anos, Estado autoriza o Município de Caxias do Sul a regularizar o Alto de Galópolis

Documento assinado pelo representante do governo gaúcho oficializa o processo. Moradores já têm empresa contratada para a regularização

Foto: Ícaro de Campos
Foto: Ícaro de Campos

O termo que autoriza o Município de Caxias do Sul a dar andamento na regularização fundiária do Loteamento Altos de Galópolis foi assinado neste sábado (27) pelo secretário estadual da Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes (Republicanos); e pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), durante um evento no Centro Comunitário.

O Altos de Galópolis teve início por volta dos anos 2000, porém, somente em 2019 passou a integrar o perímetro urbano, Foi quando a área foi declarada como de interesse municipal no Plano Diretor. Segundo o promotor Adrio Gelatti, que entrou com uma Ação Civil Pública a fim de oficializar a regularização, o fato possibilitou que o Executivo pudesse apresentar ao Ministério Público, o interesse em realizar o investimento, autorizado pela Justiça.

Como se trata de uma área de interesse público, cabe aos moradores a iniciativa de regularizar a área e promover melhorias no local. O processo de regularização ficará a cargo do Grupo Reurbane Regularização Fundiária e Urbanismo.

Os moradores já contam com água encanada. Anteriormente, se abasteciam de vertentes e poços artesianos. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) implantou uma adutora no local. Segundo o Executivo, o investimento foi de R$ 1,7 milhão, beneficiando 12 mil pessoas

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias do Sul