O aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), criado para simplificar a emissão de documentos fiscais, agora conta com um ambiente de testes. Disponibilizado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual (RE), o novo espaço permite que potenciais usuários possam se familiarizar com a ferramenta antes de utilizá-la oficialmente em suas operações, explorando funcionalidades e recursos sem emitirem documentos com validade fiscal.
O primeiro passo é fazer o download do aplicativo, disponível na App Store (iOS) e na Play Store (Android). Com a ferramenta aberta, é preciso clicar em “ativar ambiente de teste” e, em seguida, em outro botão com a mesma nomenclatura. Depois, os usuários devem confirmar a habilitação da homologação e, por último, clicar em “fechar” para voltar à página inicial. Com a função ativada, basta fazer o login por meio da plataforma gov.br.
Não é necessário nenhum tipo de convite. Durante esse modo de uso, não há a geração da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE). A RE também alerta que o ambiente pode apresentar instabilidade temporária.
Os testes podem ser feitos por produtores rurais participantes de Inscrição Estadual e respectivos operadores, transportadores autônomos de cargas (TAC) inscritos na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), microempreendedores individuais (MEIs) e donos de empresas do Simples Nacional nas revendas de qualquer tipo de produto ou produção própria de bares, restaurantes e similares.
Recentemente, o novo ambiente foi apresentado a um grupo de produtores rurais de Arroio do Tigre, no Vale do Rio Pardo, e de Lagoa Vermelha, no Norte, ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).
Fonte: Governo do Estado