Bento Gonçalves

APL Metalmecânico e Automotivo terá Café Produtivo quarta-feira

APL Metalmecânico e Automotivo terá Café Produtivo quarta-feira


Compras conjuntas e apresentação de projetos do Arranjo Produtivo Local estão no cardápio do café da manhã que nesta quarta-feira, 26, em encontro entre os associados e parceiros do Arranjo. Trata-se de ação conjunta com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves, SIMMME, no auditório do Sindicato, na Alameda Fenavinho. O Café Produtivo é gratuito e ocorre das 8h às 10h.

O palestrante deste primeiro Café Produtivo do ano em Bento Gonçalves terá como palestrante o presidente do APLMMEA, Oscar de Azevedo, que falará sobre a estruturação do Arranjo e seus projetos (seis no total).

Um destes projetos é o de Incentivo Industrial da Serra, que visa à substituição de itens importados por materiais de fornecedores instalados em nossa região.

O mais recente projeto é o da Plataforma Digital Integradora, assiado na quarta-feira, dia 19 de julho, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi. Esse projeto possibilitará que as indústrias associadas ao APL cadastrem suas capacidades produtivas indicando as ociosidades. “Teremos informações que possibilitarão criar propostas para melhorar a taxa de ocupação da capacidade instalada das indústrias e também desenvolver novos produtos e negócios”, observa Azevedo.

Uma das prioridades eleitas este ano é o Projeto de Compras Compartilhadas, pelo qual grupos de empresas pequenas e médias podem aumentar seu poder de barganha adquirindo itens similares em conjunto, melhorando sua competitividade.

E esse será o tema da segunda palestra do Café, com o engenheiro Carlos Homero Osorio Dornelles. Ele é graduado em Engenharia Mecânica, atua como consultor de empresas e coordena o Projeto Aliança, desde a sua fundação, em 2005.

O foco dos encontros mensais do APLMMEA é oportunizar um ambiente que contribua para a troca de experiências entre associados e entidades parceiras que constituem o Arranjo, além de estimular o networking e a geração de negócios. Também permite aos associados acompanhar as ações do APL e conhecer mais sobre os benefícios da associação.