Bento Gonçalves

Apesar da redução no Estado, Serra Gaúcha tem aumento de crimes letais contra a vida

Ao todo são 34 homicídios registrados desde o início do ano em Caxias do Sul. Reação com operação Cerco Fechado resultou em 173 prisões em 20 dias

operação
Operação Cerco Fechado, lançada no dia 15 de fevereiro, para enfrentar aumento da criminalidade em Caxias - Foto: Cristiano Gauer / Grupo RSCOM

A Secretaria de Segurança Pública do Estado divulgou os números comparativos da criminalidade de fevereiro de 2024 em relação ao mesmo mês do ano passado. Praticamente todos os itens tiveram redução em relação aos verificados em 2023.

Apesar dos indicadores serem positivos, a Serra Gaúcha vai na contramão destes números, principalmente nos crimes violentos contra a vida. Em nível estadual, os homicídios retomaram a queda no segundo mês do ano. Em comparação com o mesmo período de 2023 a redução foi de 7%, passando de 163 para 151 casos.

Porém em Caxias do Sul, Antônio Prado, Bento Gonçalves e Garibaldi os números antagonizam os do Estado. Em fevereiro de 2023 Caxias registrou 12 homicídios contra 15 neste ano. Já em Bento Gonçalves e Antônio Prado os números dobraram. Em Bento passou de duas para quatro mortes violentas, enquanto que em Antônio Prado registrou dois homicídios. Em fevereiro de 2023, Garibaldi não tinha registrado nenhum homicídio. Porém, em 2024 foram três crimes deste tipo.

Operação Cerco Fechado

O aumento dos índices em Caxias do Sul levaram à instalação da Operação Cerco Fechado, pelo conjunto das forças de segurança, em vigor no município. Em 20 dias de atuação houve 173 prisões em flagrante, 39 foragidos do sistema prisional capturados, além de drogas e armas apreendidas. Comandada pela Brigada Militar a operação tem apoio do 4º Batalhão de Choque, Bope, Rocam, Polícia Civil e o Batalhão Aéreo da BM.

Zona Rural mais segura no RS

Os crimes de furto abigeato apresentaram uma constante redução. O mês de fevereiro foi o menor da série histórica para este tipo de crime, com diminuição de 43% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em fevereiro de 2024 foram contabilizadas 217 ocorrências do gênero, enquanto no mesmo período do ano anterior houve 379 registros do crime no Estado.