Comportamento

Apesar da limpeza, resíduos da safra da uva ainda são um perigo aos condutores no Vale dos Vinhedos

Foto: Grupo RSCOM
Foto: Grupo RSCOM

Após um acidente de trânsito, ocorrido no último dia 09, na ERS-444, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, uma equipe da 2ª Superintendência Regional do DAER (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem), constatou que a pista de fato estava escorregadia devido aos resíduos das uvas provenientes dos caminhões transportadores da Safra da Uva, que segue até o próximo mês de março. Este pode ter sido o motivo do acidente.

Questionado sobre a pouca sinalização sobre a velocidade permitida no local, o DAER afirma que as melhorias serão realizadas assim que forem disponibilizados recursos financeiros pelo estado.

Em relação aos dejetos que caem dos caminhões durante o período da safra, que tornam a pista mais escorregadia, a prefeitura de Bento Gonçalves afirma que o ente privado fornecedor ou receptor da safra, é quem deve realizar a limpeza da estrada e que neste ano o transporte está sendo realizado em caixas que auxiliam na perda menor do produto.

A prefeitura afirma ainda que auxilia no fluxo do trânsito, deixando motoristas e o transporte da safra mais ágil e com segurança e que o DMT (Departamento Municipal de Trânsito) não registrou nenhum acidente relacionado à Safra da Uva, nas vias municipais que são usadas para o transbordo.

A reportagem do Portal Leouve esteve no Vale dos Vinhedos na tarde desta quinta-feira (18) e constatou que, apesar da limpeza feita nos últimos dias, o mosto da safra ainda segue espalhado sobre a pista, logo na saída da Estrada da Vindima, no acesso ao vale.

Questionada se este resíduo pode apresentar algum dano, o titular da pasta do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, disse que por ser oriundo de um material orgânico, ele não apresenta características de resíduos perigosos, no entanto, quando em altas concentrações podem causar danos ao solo, águas superficiais e subterrâneas.

Por Gabriel Pfeifer e Cristiano Lemos

Fotos: Grupo RSCOM