Cidades

Apenas três em cada 10 mortes por acidente de trabalho são comunicadas no RS

Acidente ocorreu na estrada que liga os distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Cristina (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)
Acidente ocorreu na estrada que liga os distritos de Santa Lúcia do Piaí e Vila Cristina (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

O Ministério do Trabalho (MT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgaram nesta quinta-feira, dia 26, um levantamento que aponta que apenas três em cada dez mortes por acidente de trabalho registradas no estado chegam à estatística oficial. Segundo os números apresentados, foram registradas 506 mortes em decorrência de acidentes de trabalho no Rio Grande do Sul em 2016, mas apenas 139 foram comunicadas ao Ministério do Trabalho. Com isso, 367 casos ficaram de fora dos sistemas dos órgãos fiscalizadores.

Segundo as entidades, a subnotificação ocorre por diversos motivos. Além da não comunicação por parte das empresas, também contribuem para a diferença entre os números o fato de que a estatística oficial não abrange mortes de trabalhadores autônomos, rurais, informais e até de servidores públicos estatutários.

Para obter os dados, auditores e promotores do trabalho utilizaram como base de dados boletins de ocorrência das Polícia Civil, Rodoviária Federal e Rodoviária Estadual, além de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho (SFIT) e do registro de óbitos de servidores públicos da área de segurança pública.