Caxias do Sul

Apenados do Apanhador realizam manifestação reivindicando melhores condições de cela, em Caxias do Sul

Carta escrita pelos detentos será entregue à juíza da Vara Criminal

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Os apenados da cela 1 (um) da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, mais conhecida por Presídio do Apanhador, realizaram uma manifestação reivindicando melhores condições de cela, na tarde deste domingo (16).

Conforme informações, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) confirmou que cerca de 20 apenados, de uma galeria de 300 pessoas, realizaram a manifestação, e no momento, a situação está controlada.

O pedido dos apenados são pelas condições da convivência em cela, escritas em uma carta a punho, a qual será entregue pelos familiares dos detentos à juíza da Vara Criminal de Caxias do Sul. A carta com as reivindicações dos apenados pode ser lida abaixo:

“Nós, da massa carcerária, viemos, por meio deste, solicitar a retirada dos apenados moradores da cela 1 (um), os representantes, reivindicamos embasados nas seguintes razões:

  • negligência para com a higiene da galeria;
  • pela ausência de material necessário de higiene acordado com os mesmos;
  • pela falta de respeito para com os apenados: estamos nos sentindo coagidos diante de graves ameaças, físicas e psicológicas que esses representantes exercem sobre a população carcerária quando buscam seus favorecimentos pessoais.

Mediante a esta negligência e à falta de respeito, há um grande descontentamento da massa carcerária. É de conhecimento de todos que entre estabelecemos acordos de boa convivência, os atuais representantes se negam a cumpri-los, visando apenas seu próprio benefício e não o bem comum. Comunicamos que nos faremos ouvir e por onde sermos atendidos.

Nossas manifestações apenas cessarão com a retirada IMEDIATA dos apenados da cela 1(um), com a substituição de nossa representação por um *apenado que proceda de maneira íntegra, que intermeie adequadamente junto aos agentes penitenciários e coordenação da instituição.

Ressaltamos que não responderemos às conferências, não aceitaremos essas situações desumanas e cruéis, não cessaremos nossas *REIVINDICAÇÕES* até obtermos nosso objetivo. Constituímos mais de 90% da massa carcerária moradores da galeria A.

Iremos indicar um representante de mais idade com mais educação e empatia, que este assim terá nosso respeito”.