Bento Gonçalves

Apenados da Penitenciária de Bento Gonçalves celebram formatura em curso de Horticultura Orgânica

A formação faz parte de uma proposta mais ampla de cursos profissionalizantes que visam oferecer ensino de qualidade e habilidades práticas aos presos

Apenados da Penitenciária de Bento Gonçalves celebram formatura em curso de Horticultura Orgânica
Foto: Divulgação

Três apenados da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves (PEBG) concluíram a 2ª edição do curso de horticultor orgânico, na última quinta-feira (30), oferecido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves. O evento simboliza um passo significativo rumo à reinserção social das pessoas privadas de liberdade.

Durante a cerimônia, os apenados receberam os certificados e estão oficialmente habilitados a trabalhar na área de horticultura orgânica, abrindo novas portas para oportunidades profissionais futuras.

A formação faz parte de uma proposta mais ampla de cursos profissionalizantes que visam oferecer ensino de qualidade e habilidades práticas aos presos. Além disso, o contato com a terra e o cultivo de alimentos podem propiciar não apenas habilidades técnicas, mas também benefícios terapêuticos, auxiliando no processo de reabilitação.

A iniciativa é mais um exemplo do potencial transformador da educação e da formação profissional no sistema prisional, demonstrando o compromisso das instituições envolvidas com a integração social dos apenados. Ao fornecer ferramentas e conhecimentos que possam ser utilizados após o cumprimento da pena, essas possibilidades abrem caminhos para uma reintegração mais efetiva e humanizada na sociedade.