Negócios e Mercado

Apeme de Garibaldi celebra marca recorde de mil associados

No ano em que completou 27 anos de história, entidade celebra marca recorde

Apeme de Garibaldi celebra marca recorde de mil associados

A Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi atingiu nesta semana a marca de mil associados. A conquista foi oficialmente anunciada durante reunião da diretoria realizada nesta quarta-feira (5).

“Chegar a essa marca justamente próximo à data proposta pela Apeme para comemorar os pequenos e médios negócios é motivo de muito orgulho. Hoje, em números arredondados, mais de 80% dos 5,8 mil CNPJs ativos em Garibaldi são consideradas empresas pequenas, incluindo quase 2,5 mil Microempreendedores Individuais (MEIs). Isso mostra o tamanho da força que os pequenos negócios têm. Está mais do que provado que precisamos seguir concentrando esforços para auxiliar esses empreendedores porque são eles que têm o potencial de manter a nossa economia sustentável”, analisa o presidente da Apeme, Carlos Dendena.

No quadro atual, o maior volume de associados à Apeme representa a categoria de Serviços (48%), seguido por Comércio (19%) e Indústria (5%). Há ainda 16% das empresas que se enquadram em mais de uma categoria, e 185 Microempreendedores Individuais (MEIs).

Criada há 27 anos, a Apeme defende os interesses e oferece uma série de soluções para os problemas que surgem no dia a dia de empresas e empreendedores, como suporte jurídico e consultorias focadas em cada necessidade. A entidade ainda oferece uma série de serviços, como plano de saúde, telefonia, emissão de Certificado Digital, Cartões útil e SCPC, além de ser referência na realização de capacitações direcionadas às pequenas e médias empresas.

Números de Garibaldi

– 5.887 CNPJs ativos, dos quais 2.452 MEIs (fonte: Prefeitura Municipal de Garibaldi);
– 4.837 empresas com faturamento de até R$ 360 mil (fonte: Econodata)

Dados do Brasil

As pequenas e microempresas são as que mais crescem e criam vagas de emprego no país – elas são responsáveis por 54% de todos os empregos com carteira assinada. (Sebrae)

De acordo com o Sebrae, as pessoas beneficiadas pelos pequenos negócios no Brasil superam a população de países como França, Reino Unido, África do Sul e Argentina: são 86,5 milhões de indivíduos atingidos direta ou indiretamente, o equivalente a 40,4% da população brasileira.

A abertura de pequenos negócios no País bateu recorde no ano passado. Em 2021, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram Micro e Pequenas Empresas (MPEs) ou se registraram como Microempreendedores Individuais (MEIs), contra 2,5 milhões em 2019. (Sebrae)

Foto: Caroline Vieira dos Santos

Apeme Garibaldi