A Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme) de Garibaldi atingiu nesta semana a marca de mil associados. A conquista foi oficialmente anunciada durante reunião da diretoria realizada nesta quarta-feira (5).
“Chegar a essa marca justamente próximo à data proposta pela Apeme para comemorar os pequenos e médios negócios é motivo de muito orgulho. Hoje, em números arredondados, mais de 80% dos 5,8 mil CNPJs ativos em Garibaldi são consideradas empresas pequenas, incluindo quase 2,5 mil Microempreendedores Individuais (MEIs). Isso mostra o tamanho da força que os pequenos negócios têm. Está mais do que provado que precisamos seguir concentrando esforços para auxiliar esses empreendedores porque são eles que têm o potencial de manter a nossa economia sustentável”, analisa o presidente da Apeme, Carlos Dendena.
No quadro atual, o maior volume de associados à Apeme representa a categoria de Serviços (48%), seguido por Comércio (19%) e Indústria (5%). Há ainda 16% das empresas que se enquadram em mais de uma categoria, e 185 Microempreendedores Individuais (MEIs).
Criada há 27 anos, a Apeme defende os interesses e oferece uma série de soluções para os problemas que surgem no dia a dia de empresas e empreendedores, como suporte jurídico e consultorias focadas em cada necessidade. A entidade ainda oferece uma série de serviços, como plano de saúde, telefonia, emissão de Certificado Digital, Cartões útil e SCPC, além de ser referência na realização de capacitações direcionadas às pequenas e médias empresas.
Números de Garibaldi
– 5.887 CNPJs ativos, dos quais 2.452 MEIs (fonte: Prefeitura Municipal de Garibaldi);
– 4.837 empresas com faturamento de até R$ 360 mil (fonte: Econodata)
Dados do Brasil
As pequenas e microempresas são as que mais crescem e criam vagas de emprego no país – elas são responsáveis por 54% de todos os empregos com carteira assinada. (Sebrae)
De acordo com o Sebrae, as pessoas beneficiadas pelos pequenos negócios no Brasil superam a população de países como França, Reino Unido, África do Sul e Argentina: são 86,5 milhões de indivíduos atingidos direta ou indiretamente, o equivalente a 40,4% da população brasileira.
A abertura de pequenos negócios no País bateu recorde no ano passado. Em 2021, mais de 3,9 milhões de empreendedores formalizaram Micro e Pequenas Empresas (MPEs) ou se registraram como Microempreendedores Individuais (MEIs), contra 2,5 milhões em 2019. (Sebrae)
Foto: Caroline Vieira dos Santos
Apeme Garibaldi