Um apagão geral, ainda de origem desconhecida, afeta ao menos quatro países da Europa: Portugal, Espanha, Itália e França nesta segunda-feira (28). A comunicação e o trânsito destas nações se transformou em algo caótico.
De acordo com informações da rede de notícias norte-americana CNN, o problema em Portugal se estende por toda Península Ibérica. A polícia portuguesa emitiu um comunicado para que a população evite viagens desnecessárias por conta dos semáforos com problema. Também orientou redução de velocidade e atenção extra, priorizando a direção segura.
De acordo com a imprensa local, pelo menos quatro trens da rede de metrô de Lisboa foram paralisados e os passageiros retirados. Depoimentos que circulam, dão conta de que o corte de energia afetou vários bairros de Lisboa, cujo sistema de sinalização parou de funcionar.
Apagão Elétrico e Impacto nos Serviços Essenciais
Segundo o comunicador Renato Nichetti, correspondente do Grupo RSCOM na Itália, o blackout elétrico foi ocasionado por conta de uma falha de transmissões. Os motivos estão sendo verificados, já que vários serviços de saúde tiveram de usar geradores, mas em poucas horas tudo deve ser normalizado.
O jornal El País, da Espanha, relatou que o apagão local teria começado a partir do meio-dia. Os hospitais, inclusive, não foram tão atingidos por contarem com o recurso dos geradores, mas, para evitar problemas, o atendimento foi limitado para priorizar graves e evitar colapsos. Comércios, estações de trem, aeroportos e prédios começaram a reportar o problema no início da tarde.
Investigação e Possíveis Causas
Os governos português e espanhol iniciaram uma investigação da falta de energia. Não se descarta a possibilidade de ser um ciberataque.
Fonte: Correio do Povo