Durante as atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Garibaldi (APAE) realizará uma exposição que chama a atenção para os resultados tangíveis de suas ações voltadas para crianças e adolescentes com deficiência. Essa iniciativa ganha ainda mais destaque ao evidenciar a colaboração do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Garibaldi, cujos recursos têm impulsionado os projetos da instituição.
A APAE desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na inclusão de pessoas com deficiência na comunidade. Parte desse apoio vem dos recursos direcionados pelo COMDICA, através do Fundo Municipal. A diretora Rejane Pasqualetto Romagna, que está à frente da Escola Especial Bem-me-quer, mantida pela APAE, destaca a importância vital desses recursos para a realização dos programas oferecidos pela instituição.
“Os recursos provenientes do COMDICA, via Fundo Municipal, são uma fonte vital para a APAE de Garibaldi e outras entidades. Eles nos possibilitam fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes”, ressalta Rejane.
Entre as diversas atividades impulsionadas por esses recursos, destacam-se projetos de musicoterapia e psicologia, que têm um impacto significativo no desenvolvimento e no bem-estar dos assistidos. Como parte de um esforço para compartilhar com a comunidade a importância dessas iniciativas, a sede da APAE abrirá suas portas nesta quinta-feira (24) a partir das 18h, para a Mostra COMDICA. O evento será aberto ao público e proporcionará uma oportunidade única para todos conhecerem de perto os resultados tangíveis alcançados e a importância do investimento em ações de inclusão e assistência.
“Nesta semana especial, queremos destacar o trabalho transformador realizado com o apoio do COMDICA. A APAE de Garibaldi, junto com outras entidades, tem conseguido implementar projetos vitais, como a musicoterapia e a psicologia, graças a esses recursos. Convidamos a comunidade a se juntar a nós e conhecer o impacto direto dessas ações no desenvolvimento das crianças e adolescentes que atendemos”, convida Rejane Pasqualetto Romagna.
Neste ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e Múltipla tem como tema ‘Conectar e somar para construir inclusão’ e objetiva conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual. Em garibaldi a programação iniciou na segunda-feira (21) e segue até a próxima terça-feira (29), com diversas atividades aos alunos, pais e comunidade.
Confira a programação:
QUARTA-FEIRA, DIA 23:
-Visita do Escritor, Advogado e Presidente do COMPED, Sr. Ari Heck
• Contação de histórias com a Profa. Sabrina, para as turmas de educação infantil, no turno da tarde
QUINTA-FEIRA, DIA 24:
-Terapia Assistida por Animais (Cão Terapia) nos turnos da manhã e tarde
-Mostra COMDICA, às 18h
SEXTA-FEIRA, DIA 25:
-Mostra de dança com a Escola de Dança Cariocando e integração com os alunos, no turno da manhã
-Visita à Econatura no turno da tarde
SÁBADO, DIA 26:
-Feira de artesanato do Clube de Mães no Boulevard
DOMINGO, DIA 27:
-Celebração de Ação de Graças na Igreja Matriz, às 18h
SEGUNDA-FEIRA, DIA 28:
-Show de Talentos no turno da manhã
-Almoço oferecido pelo Restaurante San Pietro, às 11h
TERÇA-FEIRA, 29
-Integração com alunos da EMEF Madre Justina Inês no turno da manhã
-Integração com alunos da EMEF Valentin Tramontina na APAE, com apresentação da Banda de Latas, às 14h