A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Garibaldi celebrou na manhã desta quinta-feira (6) a inauguração da tão aguardada Sala das Sensações, um espaço projetado para proporcionar estímulos sensoriais e promover a inclusão de pessoas com deficiência. O evento contou com a presença de autoridades, parceiros, familiares e comunidade, que puderam conhecer de perto as atividades desenvolvidas pela entidade.
A Sala das Sensações representa um marco no tratamento de pessoas com deficiência no desenvolvimento neurológico. Por muito tempo, essas pessoas enfrentaram limitações em relação à forma como percebem o mundo ao seu redor. Autistas e indivíduos com outras deficiências têm percepções e respostas sensoriais peculiares relacionadas a sons, toques, cheiros, estímulos visuais e paladar.
Graças aos esforços de pesquisadores do comportamento humano, foram desenvolvidas técnicas e equipamentos que ajudam essas pessoas a estimularem e aprimorarem os sentidos que as conectam com o ambiente externo. O espaço é um ambiente acolhedor, repleto de luzes, cores, movimentos e sons variados, que transportam crianças e adultos para uma dimensão de relaxamento, satisfação e encantamento. O objetivo principal é aprimorar os cinco sentidos e facilitar práticas pedagógicas e terapêuticas.
Na oportunidade, o presidente da Apae, Jorge Luiz Postingher, deu as boas-vindas a todos e destacou a importância desse momento tão especial, resultado de um sonho construído coletivamente ao longo de muitos anos. “Essa inauguração reforça o compromisso da Apae de Garibaldi, que atua há mais de 50 anos na comunidade, atendendo mais de 200 famílias de pessoas com deficiência, com a defesa dos direitos e a inclusão social”.
A diretora da Escola Especial Bem-me-quer, que é mantida pela associação, Rejane Rejane Pasqualetto Romagna, reforçou que a conquista é de toda a comunidade. “O momento de hoje está sendo aguardado há bastante tempo. Estamos entregando para a nossa comunidade a Sala das Sensações, um espaço inovador que vem pra agregar nos nossos atendimentos e serviços prestados, tanto para os nossos alunos da escola, quanto para os atendimento da saúde da assistência social. A gente sabe pelos estudos mais recentes que as pessoas com deficiência reagem diferente aos estímulos do ambiente. Foi pensando em uma sala que estimulasse e trabalhasse os cinco sentidos para, que assim, no mundo externo, no dia-a-dia, os alunos pudessem, de fato, estar inseridos. Isso é fruto de muito estudo, pesquisa e conversa, para saber quais os elementos ideias para trazermos para cá. Através do programa Juntos Fazemos o Bem, da Sicredi, foi-se em busca de parceiros que também apostaram no nosso sonho e estão nos ajudando a fazer a diferença. Somos muito gratos a todos os envolvidos”, explica.
Durante a cerimônia, Paula Raquel Beal e Vera Chesini Rossi, duas das idealizadoras do projeto, compartilharam um pouco da trajetória que levou à concretização desse sonho. Destacaram também o trabalho incansável de Renata Canzi, a arquiteta responsável pela criação do ambiente, que demonstrou entusiasmo a cada etapa do processo.
A terapeuta ocupacional Mirian Tecchio também ressaltou a importância desse espaço para a entidade e como ele contribuirá para o desenvolvimento e o bem-estar dos usuários. “Cada detalhe dessa sala foi pensado com muito carinho e muito propósito. O espaço vem para auxiliar no maior ganho de desenvolvimento. É muito importantes destacar que aqui neste espaço a gente cresce brincando. A importância do brincar no tratamento é imensa. Através dessas atividades poderão ser proporcionados diversos desenvolvimentos”.
Entre os materiais de estimulo estão a piscina de led, a plataforma circular instável, o balanço plataforma Primor, o casulo 4 camadas, degraus, brinquedos, luzes, som, textura e muito mais.
Ilídio Centenaro, gestor da Agência Sicredi de Garibaldi, representante do Programa “Juntos Fazemos o Bem”, responsável pelo financiamento do projeto, agradeceu a parceria e ressaltou a importância de sonhar junto para tornar realidade iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas.
“A gente tem avançado na contribuição e cooperação em projetos importantes pra comunidade de Garibaldi. A primeira edição ocorreu ano passado e nós aplicamos em Garibaldi cerca de R$ 220 mil, onde contribuímos com seis projetos. Esse total a gente perceber que o nosso propósito está sendo colocado em prática na comunidade, com impacto social que a gente trás pra onde a gente atua. Dentre essas entidades está a Apae de Garibaldi. A gratidão que a gente celebrou aqui é o recurso não só financeiro, que cada associado nosso tem de contribuir com a comunidade”, reforça.
Além da inauguração, a entidade abriu suas portas para a comunidade conhecer um pouco mais das atividades desenvolvidas pelas turmas. Esse momento de socialização dos projetos do Programa “A União Faz a Vida”, também em parceria com a Sicredi Serrana, permitiu que os presentes se aproximassem das ações realizadas pela Apae e conhecessem de perto o impacto positivo dessas iniciativas.
Por fim, o vice-prefeito de Garibaldi, Valério Mayer, deixou uma mensagem em nome das autoridades presentes, ressaltando a importância da Sala das Sensações como um espaço inclusivo e de estímulo sensorial para o desenvolvimento das pessoas atendidas pela Apae. Ademir Beal, representando a Tramontina, que também apoia a entidade, expressou a importância de integrar ações como essa, com poder de transformação social. O Frei Edson realizou uma bênção especial ao espaço. E, no encerramento do evento, Tânia e Arthur, representando os usuários da entidade como autodefensores da Apae de Garibaldi, expressaram seus agradecimentos a todos os envolvidos na realização do projeto.