Caxias do Sul

Aos oito anos, caxiense tem se destacado no Campeonato Gaúcho de Kart

Em duas provas, ele alcançou o pódio em ambas e agora se prepara visando a última etapa

CAXIENSE KART
Foto: Idalicio - IR Criações

O Campeonato Gaúcho de Kart está em sua fase final, modalidade esta que geralmente é a escola para pilotos que um dia sonham em seguir carreira profissionalmente. Na categoria mirim, o caxiense Theo Zingali, de oito anos, vem se destacando. Na competição, que terá três etapas, duas provas já foram realizadas e Zingali terminou no pódio em ambas. Curiosamente, estas duas corridas foram as primeiras que ele disputou em sua trajetória.

Com o apoio de seu pai, Tiago Zingali, um apaixonado por automobilismo, ele faz treinamentos regularmente há três anos no Kartódromo de Farroupilha. Porém, na maioria das vezes suas atividades preparatórias são realizadas sozinho, pela falta de outras crianças para andar.

Por ser um esporte muito caro, poucas famílias investem em possíveis carreiras. Os custos são arcados pela família, com o apoio da Pró-Kart Farroupilha e da Mittag Competições.

Desde muito cedo este contato com a velocidade esteve presente em sua vida, seja com os carrinhos que ganhava e depois com vídeos na internet, estes que usa para aprimorar seus conhecimentos. Além de incentivador da carreira do filho, Tiago também faz serviços mecânicos no kart do pequeno. Ele conta mais sobre a iniciante carreira do menino:

“Theo sempre se dedica bastante em seus treinos de kart, independente da condição climática, pois sabe que a condição ideal de corrida é bem difícil de acontecer. Treinando há três anos, nunca tinha competido oficialmente até esse ano. E iniciou muito bem, conseguindo um primeiro e um segundo lugar na 1ª etapa do campeonato gaúcho, no kartódromo de Vacaria”, ressaltou.

CAXIENSE KART
Foto: Idalicio – IR Criações

“Nos dias 1º e 2 de julho ele participou da 2ª etapa do campeonato gaúcho, no kartódromo Techspeed em Nova Santa Rita, onde dividiu a pista com garotos vitoriosos e com bastante experiência. Saímos de lá com um 5º lugar no pódio. No campeonato gaúcho, estamos em segundo. A última etapa será realizada no kartódromo de Venâncio Aires, nos dias 4 e 5 de novembro”.

Zingali pontua que o gasto é muito alto no esporte. Um kart com motor custa em média R$ 20 mil. Para atingir bons resultados é necessário peças melhores e mais caras, que duram menos que as outras. Outra dificuldade é com a troca constante da indumentária, como luvas, macacão, capacete, entre outros, por conta do crescimento de Theo.

Aos oito anos de idade, ele descreveu sua sensação de estar em um carro de corrida, e ainda demonstrou espírito esportivo, ressaltando que desistir não é uma opção:

“Minha paixão pelo automobilismo é maior que tudo. Quando estou no kart, sinto uma sensação única de virar, controlar e acelerar. Lá a gente dá tudo o que conseguimos. Se chegar em último, é um resultado, mas se desistir da corrida porque a gente está em último, ai não é resultado”.

Apaixonado pela parte mecânica dos karts, o pequeno Theo demonstra também conhecimento por acontecimentos no mundo das corridas. A pintura de seu Kart inclusive é inspirado na Renault de Fernando Alonso quando o espanhol conquistou os títulos da Fórmula 1 em 2005 e 2006.

Após a disputa do campeonato estadual, ele estará em Lages-SC para outra disputa, do Campeonato Catarinense, de 29 de novembro até 2 de dezembro.