Aos 19 anos, Maria Eduarda Stumpf, residente em Caxias do Sul, foi convocada para representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O anúncio oficial foi realizado nesta terça-feira (25) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Em live no YouTube, foram convocados 122 atletas com deficiência de 10 modalidades.
O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou hoje sua estreia no parataekwondo, categoria em que se destacou. Nascida em Itaqui, Rio Grande do Sul, Maria Eduarda encontrou sua paixão pelo taekwondo em 2016 e desde então tem acumulado conquistas, incluindo a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em 2023.
Atualmente, ela treina na Associação Caxiense de Taekwondo e ocupa a terceira colocação no ranking mundial da categoria K44, reservada para atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve ou diferença de tamanho nos membros inferiores. No caso de Maria Eduarda, a deficiência se desenvolveu no parto, em razão de uma lesão no plexo-braquial, conjunto de nervos que faz a comunicação entre os braços e o cérebro, causando limitações nos movimentos dos braços.
“Ainda não caiu a ficha, mas é uma emoção muito grande poder representar o meu país e a minha cidade num evento tão grande e simbólico. É difícil explicar o que estou sentindo, mas com certeza é um dos momentos mais importantes da minha vida”, destacou.
Além de Maria, a seleção brasileira de parataekwondo será composta por outros cinco nomes: Nathan Torquato (63kg), Claro Lopes de Oliveira (80kg), Silvana Fernandes (57kg), Ana Carolina Moura (65kg) e Débora Menezes (65kg). Em Tóquio 2020, o Brasil conquistou três medalhas na modalidade com o ouro para Nathan, uma prata para Débora e um bronze de Silvana.
Nos dias 11 e 18 de julho, serão anunciados os nomes de atletas de mais 10 modalidades. Na última edição dos Jogos, em Tóquio 2020, a delegação brasileira foi composta por 235 esportistas. O recorde de participantes brasileiros foi nos Jogos do Rio 2016, quando o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas em todas as 22 modalidades.