Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

A cidade de Antônio Prado agora possui uma estação hidrometeorológica para reforçar a prevenção de desastres. O equipamento, instalado em dezembro, integra a rede estadual de monitoramento que prevê a implantação de 130 estações em todo o Rio Grande do Sul. A iniciativa visa aprimorar a resposta a eventos extremos, como enchentes e tempestades.

Já foi iniciada a fase operacional de microlocalização. Técnicos definiram o ponto exato onde cada estação será instalada, garantindo a máxima eficiência na coleta de informações. O serviço foi executado pela empresa MKS Desenvolvimento de Sistemas. 

As estações contam com sensores para medir o nível dos rios, a quantidade de chuva, além de outros parâmetros meteorológicos como vento, umidade, pressão e temperatura. Das 130 previstas, 17 terão capacidade de leitura meteorológica completa.

A contratação do sistema começou em setembro de 2024 e representa um avanço na capacidade de antecipação de riscos. Com dados em tempo real, o Estado e os municípios poderão tomar decisões mais rápidas, otimizar recursos e fortalecer a proteção da população.

“Ao fortalecer essa rede de monitoramento e alerta, o Estado aumenta sua resiliência, protege vidas e garante a continuidade dos serviços essenciais, preparando-se melhor para os desafios climáticos”, destacou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

A instalação em Antônio Prado integra a Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres e faz parte das ações do Plano Rio Grande, programa de reconstrução e adaptação climática.

Com a nova estação, o município avança na estruturação da Defesa Civil, ampliando a capacidade de monitorar, prevenir e proteger a comunidade contra eventos climáticos adversos.