Negócios e Mercado

Antecipação do 13º deve gerar 5% a mais em vendas no varejo gaúcho

Previsão é da Federação Varejista do Rio Grande do Sul. Primeira parcela do benefício começa a ser depositada a partir desta quarta-feira (24) para aposentados e pensionistas do INSS

Antecipação do 13º deve gerar 5% a mais em vendas no varejo gaúcho
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal dará início nesta semana ao pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, representando um aporte de R$ 33,68 bilhões na economia brasileira somente com a primeira parcela do benefício. A Federação Varejista do Rio Grande do Sul estima que essa antecipação possa gerar um aumento de 5% nas vendas do comércio do setor.

Ao todo, 33,5 milhões de beneficiários receberão as duas parcelas do 13º, com a primeira delas sendo depositada a partir desta quarta-feira, dia 24, e o calendário seguindo até o próximo dia 8. A segunda parcela será creditada entre o final de maio e o início de junho.

O presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, destaca que esse movimento do governo sempre tem um impacto positivo no comércio, resultando em um aumento nas vendas.

“Em anos anteriores, a antecipação significou aumento de 5% sobre o desempenho do mês. Acreditamos que esse percentual seja muito próximo também nessa oportunidade”, projeta o dirigente.

 

Ivonei Pioner, presidente da Federação Varejista do RS. (Foto: Divulgação/Federação Varejista do RS)

 

Além do impulso nas vendas, a antecipação deve trazer outro benefício para o setor. Pioner acredita que muitos consumidores utilizarão o dinheiro para quitar dívidas pendentes. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), atualmente quatro em cada dez brasileiros têm dívidas em atraso.

“A antecipação traz um efeito direto na recuperação de créditos, já que muitos aproveitarão para quitar dívidas”, prevê Ivonei.

A preocupação com o crédito tem sido uma questão relevante. No Rio Grande do Sul, o número de gaúchos que recuperaram a capacidade de realizar novas compras aumentou 3,55% em março deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Neste mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que as vendas do varejo cresceram 1% em relação a janeiro, superando a máxima anterior registrada em outubro de 2020. No acumulado do ano, comparando o primeiro bimestre de 2024 com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 6,1%.

*Com informações de Exata Comunicação