OPERAÇÃO

Animais são resgatados em estabelecimento de hospedagem e cuidados em Caxias do Sul

A ação, ocorrida na noite de domingo (26), foi motivada por uma denúncia e conduzida com apoio da Guarda Municipal

Animais são resgatados em operação de fiscalização em estabelecimento de hospedagem e cuidados. Imagem Reprodução Redes Sociais.
Animais são resgatados em operação de fiscalização em estabelecimento de hospedagem e cuidados. Imagem Reprodução Redes Sociais.

Uma operação de fiscalização resultou no resgate de seis cães e dois gatos de um estabelecimento que prestava serviços de hotelaria, banho e tosa para pets. A ação, ocorrida na noite deste domingo (26), foi motivada por uma denúncia e conduzida com apoio da Guarda Municipal.

Segundo a ONG SRD, responsável pelo resgate, a ocorrência teve início durante um atendimento para retirada de gatos encontrados no forro do local. Durante a ação, os voluntários identificaram uma situação considerada irregular envolvendo outros animais nas dependências. A partir disso, a equipe optou pelo resgate de todos os cães e gatos encontrados no espaço.

De acordo com o delegado Raone Nogueira, responsável pelo caso, a denúncia foi registrada, e uma pessoa ligada ao local foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos. No entanto, não foi lavrado flagrante, sob a justificativa de que os animais não apresentavam ferimentos aparentes. No entanto, a Polícia Civil deve abrir investigação para verificar se é o caso de indiciamento.

Entre os animais resgatados, dois cães estavam hospedados no local durante o feriado. Os tutores foram identificados e informados. Todos os animais foram encaminhados para atendimento veterinário no Hospital Veterinário Petlândia, onde chegaram com sinais de fome, sede e falta de higiene, conforme informou a ONG, que permanece “depositária dos animais”.

Ações da ONG SRD e Apelo por Doações

A ONG SRD informou que continuará realizando ações de fiscalização e reforça a importância de verificar as condições dos estabelecimentos antes de contratar serviços de hospedagem ou cuidados para animais. A entidade também destacou que enfrenta dificuldades financeiras para manter os atendimentos e está recebendo doações via Pix no endereço de e-mail: [email protected].