Na estação mais quente e alegre do ano a preocupação com o bem-estar dos nossos mascotes aumenta. Isso porque as altas temperaturas e a variação entre dias secos e úmidos pode gerar problemas para os bichinhos. Assim como as pessoas, os animais também precisam se adaptar a esta época do ano.
Também, é principalmente no período das férias de verão que os índices de abandono de animais domésticos cresce. Por isso, se você for viajar, não esqueça de incluir o seu pet nos planos. Hoje, existem inúmeras opções para que o abandono não aconteça, como deixar com um conhecido ou familiar ou deixar em um hotel pet de confiança.
Confira abaixo algumas dicas que garantem a saúde dos cães e gatos no verão:
- Mantenha seu pátio limpo: neste período há muitas pulgas, carrapatos e moscas.
- Recolha as necessidades dos animais do pátio diariamente e jogue um balde com água sanitária.
- Mantenha a grama aparada e remova entulhos.
- Dê uma olhada no pelo do seu cão para ver se não há carrapatos. Eles causam doenças que podem matar o cão, além de sugar seu sangue.
- Moscas podem causar bicheiras que são os vermes das moscas que podem comer a carne do cão, causando um sofrimento absurdo.
- Pulgas também causam desconforto e podem fazer o pelo do cão cair.
- Há nas petshosps e agropecuárias uma coleira para colocar nos cães e gatos que ajudam a acabar com este problema.
- Durante o calor do verão, é comum seu animal apresentar mudanças como mais sede, menos apetite, perda de pelos, etc.
- Mantenha os potes de água e comida limpos e na sombra. Troque a água sempre que possível para que o animal tenha água fresquinha para tomar.
- Se o animal fica preso no pátio, faça o possível para que ele tenha acesso há algum lugar com sombra.
Para deixar cães peludos mais confortáveis, vale a pena tosar o pelo do seu bichinho. - É comum no começo do verão aumentar a queda de pelos em gatos e cachorros. Escove mais seu animal durante este período.
- Mesmo que o animal esteja ofegante, o dono não deve usar ventilador para refrescá-lo. Ventilação direta na face pode causar doença respiratória.
- Dê banhos seguido no seu cãozinho. Para o animal não dormir de pelo molhado, evite banha-los no fim de tarde ou à noite.
- Animais de pele clara ou despigmentada podem apresentar dermatites ou até desenvolver câncer devido à exposição demasiada no sol.
- Cães, como as pessoas, correm o risco de insolação e podem morrer em função disso. Por isso, deve ter sempre à disposição um local à sombra para ficar.
- Que tal ajudar os animais abandonados? Deixe um pote com água fresca na frente de sua casa para o bichinho a mtar a sede!