
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou novos Selos de Qualidade com avaliações para as operadoras de telefonia móvel, internet banda larga fixa e telefonia fixa. Os novos selos podem ser consultados tanto através do novo aplicativo da Agência, Anatel Qualidade, quanto através do portal de Dados de Qualidade.
Segundo a entidade, os lançamentos e reformulações tem como objetivo disponibilizar informações sobre os serviços de forma mais acessível, clara e compreensível, oferecendo uma base concreta para melhores decisões de consumo, ao mesmo tempo que estimula a competição por qualidade entre as operadoras.
Criados pelo Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações (RQUAL) – responsável por uniformizar as regras para telefonia fixa, móvel e banda larga –, os Selos de Qualidade apresentam os resultados de qualidade de forma resumida, visual e transparente, com divisões de operadoras, serviços, municípios, estados e todo o território nacional.
De acordo com a Anatel, os Selos municipais são calculados com base no desempenho de indicadores técnicos de redes e de atendimento. Já os estaduais e nacional também consideram a satisfação dos consumidores e o número de reclamações registradas junto ao próprio órgão.
Os dados têm como base os resultados do ano anterior, mas de forma excepcional, em seu lançamento, os Selos de 2025 apresentam dados coletados entre janeiro e junho deste ano.
Ainda segundo o órgão, os Selos de Qualidade de 2025 relativos à TV por assinatura não serão divulgados em atendimento a uma decisão do Conselho Diretor, que suspendeu temporariamente algumas obrigações do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). A decisão deve permanecer até a conclusão dos trabalhos do grupo criado para estudar o tema.
Além do novo aplicativo – que já está disponível para Android e iOS – e a reformulação do portal de Dados de Qualidade, que além de ganhar os novos Selos, passou também por uma aprimoração para proporcionar uma navegação mais completa e intuitiva, a Anatel também trabalhou na página de Qualidade dos Serviços.
Segundo a Agência, ela está mais simples e acessível, e reúne informações detalhadas tanto sobre os Selos, quanto sobre o novo app e as principais regras e aspectos de qualidade.