A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou às prestadoras de serviços de telecomunicações o repasse imediato aos consumidores da redução das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida visa o cumprimento da Lei Complementar nº 194, de 23 de junho de 2022, que estabeleceu um teto para o ICMS que incide sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transportes coletivos.
A legislação não permite às unidades federativas cobrar taxas com percentual acima da alíquota estabelecida nas operações de caráter geral, que varia entre 17% e 18%. De acordo com Anatel, a determinação não se aplica às prestadoras de serviços de telecomunicações abrangidas por regime tributário que não implica na redução de alíquota de ICMS, como o Simples.
As medidas para o repasse da redução ao consumidor deverão ser adotadas no prazo de até 15 dias, a partir da publicação da decisão no Diário Oficial da União, com efeitos retroativos à data da publicação da lei complementar.
A Anatel estabeleceu multa de até R$ 50 milhões em caso de descumprimento da determinação.
Fonte: Agência Brasil
Confira também no Portal Leouve
Na próxima terça-feira (27), ocorre o 1º Fórum de Turismo, promovido pela Prefeitura de Farroupilha, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo de Farroupilha, Sebrae, Sindilojas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e AtuaSerra.
A ação será realizada no Salão Nobre, das 13h30min às 18h, com o tema “Como inovar no turismo de maneira responsável?”. O objetivo é discutir o tema com a comunidade em geral e com as entidades e associações relacionadas, buscando a ampliação e fortalecimento do segmento no município.
A programação prevê, entre outras coisas, a discussão sobre pontos e iniciativas turísticas de sucesso, aplicadas recentemente em cidades gaúchas, bem como sobre dados gerais acerca do perfil do turista no Rio Grande de Sul e o cenário do município de Farroupilha no setor.