Comportamento

Ampliação do Hospital Geral de Caxias do Sul deve ser concluída até março de 2022

Instituição terá capacidade aumentada em 62%

Ampliação do Hospital Geral de Caxias do Sul deve ser concluída até março de 2022 Ampliação do Hospital Geral de Caxias do Sul deve ser concluída até março de 2022 Ampliação do Hospital Geral de Caxias do Sul deve ser concluída até março de 2022 Ampliação do Hospital Geral de Caxias do Sul deve ser concluída até março de 2022
(Foto: HG/Divulgação)
(Foto: HG/Divulgação)

As obras de conclusão do Hospital Geral de Caxias do Sul, devem ficar prontas até março de 2022. A informação foi confirmada à RBS TV, na terça-feira (24). O edifício de sete andares está com a parte externa praticamente finalizada.

O Hospital presta atendimento pelo SUS a 49 municípios da Serra Gaúcha. Segundo o diretor da instituição de saúde, Sandro Junqueira, o projeto de ampliação começou a ser pensado há mais de 10 anos e as obras tiveram início em 2014.

Após a ampliação, a instituição terá capacidade de atender até 355 pacientes. Serão 118 leitos a mais do que os disponibilizados atualmente. Duzentos e setenta e cinco leitos clínicos, 30 leitos de UTI adulto, 20 leitos de UTI pediátrica e 30 leitos de UTI neonatal.

Para a titular da 5ª Coordenadora Regional da Saúde, Cláudia Daniel, a estrutura da Serra é defasada para atender os mais de 1,2 milhão de habitantes “Por Caxias do Sul ser nossa cidade polo, a que concentra maior número de especialidades de referência sus, essa ampliação, essa melhoria ela vem a otimizar bastante os acessos.”

O orçamento da obra é de R$ 37 milhões. O valor contempla a construção do prédio e também os equipamentos necessários para que o espaço funcione. O dinheiro foi arrecadado por meio de emendas parlamentares, repasses do governo federal, estadual e de prefeituras da região, e doações da comunidade.

Campanha para ampliar complexo
Paralelo às obras do hospital, há um ano, a comunidade da Serra se uniu para arrecadar recursos e dar andamento a um projeto ainda mais ousado: a construção de um complexo hospitalar.

O objetivo é juntar mais R$15 milhões para duplicar o tamanho do pronto-socorro, expandir o setor de diagnóstico por imagem e o centro obstétrico, e construir uma subestação de energia para abastecer as estruturas. A campanha recebe doações de qualquer valor.