Cidades

Ampliação do Aeroporto Salgado Filho inicia em janeiro

Salgado Filho será administrado pela Fraport a partir de 2018 | Foto: Fraport/Divulgação
Salgado Filho será administrado pela Fraport a partir de 2018 | Foto: Fraport/Divulgação

As obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, terão início em janeiro de 2018. A Fraport, empresa alemã que administrará o terminal nos próximos 25 anos, foi quem deu a informação nesta quarta-feira (25).

Segundo a empresa, no início do próximo ano serão iniciadas três obras: a ampliação da pista, do terminal de passageiros e a drenagem do aeroporto. A previsão é de que essas reformas sejam concluídas até 2021.

Também estão previstas, em contrato, a construção de um novo estacionamento, a ampliação das pontes de embarque, o aumento do pátio de aeronaves, um novo terminal de cargas e a reforma do terminal 2.

O custo total das reformas no aeroporto será de R$ 600 milhões. A empresa garante que 90% das obras estarão prontas em dois anos.

A pista do aeroporto só poderá receber aviões maiores após a ampliação. No entanto, isso depende da remoção de famílias situadas nas Vilas Dique e Nazaré, localizadas próximas ao Salgado Filho. De acordo com a Fraport, esse procedimento deve acontecer até outubro de 2019.

A empresa também anunciou melhorias em serviços como acesso à internet, iluminação e banheiros. O governador José Ivo Sartori acompanhou o anúncio.

O grupo alemão, que administra 30 aeroportos no mundo, assumirá a concessão dos aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre no início de 2018. A expectativa é aumentar o número de passageiros do Salgado Filho de 8 milhões para 22 milhões por ano.

Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7