Caxias do Sul

Amigos de motociclista caxiense que morreu na BR-116 voltam ao local para refletir e rezar

Batida que terminou com dois mortos em Morro Reuter completa uma semana neste sábado (21)

Amigos de motociclista caxiense que morreu na BR-116 voltam ao local para refletir e rezar
Amigos de motociclista caxiense que morreu na BR-116 voltam ao local para refletir e rezar

A cena de dois motociclistas sentados sobre o guard rail no quilômetro 213 da BR-116 despertou a curiosidade de quem circulava por Morro Reuter, por volta das 10 horas deste sábado (21). Eram os motociclistas Luciano Milesi, de Caxias do Sul, e Ronaldo Souza, de Viamão, amigos de Cleber Carminati de Souza, 41 anos, uma das vítimas fatais do acidente entre duas motos no último sábado (14).

Cleber Carminatti de Souza, 41 anos, colidiu contra outro motociclista, que também morreu, em Morro Reuter

A dupla combinou de se encontrar no local onde aconteceu o acidente para refletir e rezar. Cabisbaixos e em silêncio, Milesi e Souza permaneceram em torno de 30 minutos no local, tempo suficiente para relembrar os bons momentos vividos com Cleber e para pensar sobre a vida e de como tudo pode mudar em frações de segundos. “Dez minutos antes, estávamos juntos, almoçando”, recorda Souza.

Luciano Milesi e Cleber tinham uma relação ainda mais próxima. Ambos eram de Caxias do Sul e andavam de moto juntos há anos.

“Tínhamos uma relação muito próxima, de convivência direta. O Cleber era um amigão, irmão do coração”, explica o instrutor de auto-escola. Milesi chegou ao local do acidente poucos minutos após a colisão, mas o amigo já estava morto. “Fiquei aqui, do lado dele, até que o corpo foi removido ao IML”, recorda.

A dupla de motociclistas conta as lições que ficam do trágico acidente envolvendo o amigo. “Nós, motociclistas, temos que entender que precisamos reduzir a velocidade, pois essa é a principal causa dos acidentes fatais”, avalia Ronaldo Souza. O piloto afirma que chegou a trocar de moto recentemente por conta disso.

“Tenho dois filhos e foi pensando neles que troquei uma [moto] esportiva por uma off road, para parar de fazer loucuras [no trânsito]. Uma moto esportiva quase te convida para acelerar mais, fazer manobras arriscadas”, explica.

Já o instrutor de auto-escola Luciano Milesi reforça a necessidade de prudência na estrada.

“Tem muito motociclista que está preocupado em ver o quanto consegue ‘deitar’ a moto no asfalto e esquece de atuar na defensiva”, alerta.

Acidente frontal aconteceu em curva

O acidente fatal conforme a Polícia Rodoviária Federal aconteceu às 14h30 do último sábado (14). Cleber transitava no sentido Morro Reuter-Dois Irmãos, em uma moto BMW S1000RR, enquanto o piloto Leandro Everson Correa, 45, seguia no sentido contrário, em uma Suzuki JTA GXSR750, com placas de Sapiranga.

Com a colisão frontal, em uma das muitas curvas existentes no trecho do km 213 da BR-116, Cleber morreu na hora. Já Correa chegou a ser socorrido com ferimentos graves ao Hospital São José, em Dois Irmãos, onde morreu horas depois do acidente.

*Fonte: Jornal NH