Comportamento

AMESNE apresentará recurso para tentar reverter classificação da Serra Gaúcha em bandeira preta

AMESNE apresentará recurso para tentar reverter classificação da Serra Gaúcha em bandeira preta

Ao longo da manhã deste sábado (20), municípios que compõem a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), efetivaram reunião para definições sobre a classificação da macrorregião da Serra Gaúcha em bandeira preta no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado. O anúncio da classificação foi divulgado na noite desta sexta-feira (19), pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

De acordo com José Carlos Breda, presidente da Amesne, a associação irá apresentar recurso junto ao Comitê de Crise do Estado, a fim de tentar reverter a classificação da macrorregião em risco altíssimo para a pandemia de Coronavírus. Breda afirma que existem diversos argumentos para que a região seja classificada com índices melhores. Um deles seria o número de leitos livres para tratamento de alta complexidade. Breda faz uma comparação com meados do mês de dezembro, onde os números da Serra Gaúcha eram ainda piores do que os registrados atualmente, e mesmo assim, a bandeira, à época, era vermelha.

Caso o pedido seja indeferido e a região se manter em bandeira preta, espera-se que o modelo de cogestão da Serra Gaúcha, que foi aprovado junto ao Governo do RS na última semana, seja acionado. Desta forma, a cogestão possibilitará adoção de medidas restritivas da bandeira vermelha. Ainda, na segunda-feira (22), haverá reuniões entre Amesne e Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), onde a pauta principal será a efetividade dos modelos de cogestão regionais e a intercessão da aplicação dos mesmos junto ao Governo Estadual.

Confira a manifestação do presidente da Amesne, José Carlos Breda, clicando abaixo: