Comportamento

Alunos do IFRS de Farroupilha participam de competição no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/Gabriel Venzon
Foto: Divulgação/Gabriel Venzon

Cerca de dez estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus de Farroupilha, estão se preparando para a competição Shell Eco-marathon que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 19 de setembro. a Câmara de Vereadores aprovou, na terça-feira (30), por unanimidade, o pagamento com o transporte da equipe, por parte da administração pública.

A Shell Eco-marathon consiste na apresentação de veículos de maior eficiência energética com menor consumo de combustível. Construído pelos estudantes, os protótipos podem superar a autonomia de 500 km por litro.

A equipe Lanceiros Negros Eficiência, elaborou um veículo movido a álcool durante suas horas vagas no final de semana, e promete representar a cidade ficando entre os melhores do Brasil na competição e almejando o campeonato internacional nos EUA.

Está previsto um custo de R$ 15 mil para o Município, que será diluído da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A  Shell Eco-marathon iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial.

Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis. Em 2016, a competição teve a sua estreia na América Latina, na cidade de São Paulo, e desde 2017 é realizada no Rio de Janeiro. Os campeões de cada categoria garantem vaga na Shell Eco-marathon Américas, que ocorre nos Estados Unidos.