
A equipe Lanceiros Negros, composta por alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Farroupilha, ficou em 2º lugar, na categoria Veiculo a Combustão de Etanol, e com o 3º lugar como veículo mais eficiente da América Latina, na Shell Eco-marathon, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de setembro, no Rio de Janeiro.
O projeto dos alunos era um veículo que usa a impulsão de partida para se manter rodando, o sistema dos alunos fez com que o carro andasse por 424,7 quilômetros com apenas um litro de etanol.
A equipe foi composta pelos alunos Richard Tosetto,que foi o capitão, pelos pilotos, Paula Dal Prá e Luiz Haefliger, além de Jovani Grando, Felipe Grando, Marcelo Schardong, Gustavo Pietroski, Evandro Rancan, Júlia Perin, todos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. A coordenação da equipe foi do professor Rafael Corrêa.
A Shell Eco-marathon iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial.