Comportamento

Alunos do IFRS de Farroupilha buscam patrocínio para competição nos EUA

Foto: Arquivo/Leouve
Foto: Arquivo/Leouve


A equipe Lanceiros Negros, composta por alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, do IFRS, Campus Farroupilha, que participaram da Shell Eco-marathon, no Rio de Janeiro, no mês de setembro, e garantiram o 2º lugar, na categoria Veículo a Combustão de Etanol, e o 3º lugar como veículo mais eficiente da América Latina, buscam recursos para participar da etapa das Américas, que será na cidade de Sonoma na Califórnia, no Estados Unidos, entre os dias 1 e 4 de abril de 2020.

Com o resultado, eles conseguiram se inscrever na competição internacional e estão atrás de patrocinadores e do apoio da comunidade para arrecadar cerca de R$ 85 mil, para os custeios da viagem. Uma agência de turismo já se mostrou interessada em ajudar no apoio à compra das passagens e a retirada dos vistos e passaportes do alunos. Alguns empresários locais também já demonstraram interesse. Além disso, a equipe está organizando uma vaquinha on-line para poder juntar o valor necessário.

A equipe é composta pelos alunos Richard Tosetto,que foi o capitão, pelos pilotos, Paula Dal Prá e Luiz Haefliger, além de Jovani Grando, Felipe Grando, Marcelo Schardong, Gustavo Pietroski, Evandro Rancan, Júlia Perin. A coordenação da equipe foi do professor Rafael Corrêa.

A Shell Eco-marathon é uma iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial.

Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis. Em 2016, a competição teve a sua estreia na América Latina, na cidade de São Paulo, e desde 2017 é realizada no Rio de Janeiro. Os campeões de cada categoria garantem vaga na Shell Eco-marathon Américas.