

Para atender a legislação federal e melhorar a qualidade do ensino oferecida aos alunos, a prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria de Educação, está remanejando estudantes de escolas multisseriadas do campo para escolas polo do campo. Serão transferidos 81 alunos de sete escolas do interior.
Conforme a secretária de Educação, Elaine Giuliato, a mudança atende a Lei Federal nº 12.960, de 27 de março de 2014, e regulamentada pela Resolução nº 01, de 01 de junho de 2017, do Conselho Municipal de Educação, que estabelece normas para a oferta, recursos e regularização das escolas do campo pertencentes ao Sistema Municipal de Ensino de Farroupilha.
“Nós fomos notificados pela Conselho Municipal de Educação com relação a Lei Federal nº 12.960, ao cumprimento da nova regulamentação de de 01 de junho de 2017, que fala sobre as turmas multisseriadas que é o caso dessas escolas que estamos conversando. Essa regulamentação fala que não é possível o agrupamento de turmas de Educação Infantil – Pré-escola com estudantes do Ensino Fundamental, nem mesmo nas escolas do campo. Com a separação das turmas, a Educação Infantil deverá ter no mínimo 10 alunos e o Ensino Fundamental entre 17 e 23 estudantes, conforme o número de anos na mesma sala. E essas escolas tem um número baixo de alunos, eu tenho escolas por exemplo com 4 alunos, 8 alunos o que se torna inviável. Então é uma situação que não é benéfica nem para o aluno nem para as questões de ensino e aprendizado”, destaca.
De acordo com Elaine, essa mudança dos alunos deve ser feita para escola polo que atende o campo, ou seja, não tem o objetivo de fechar escolas, mas sim, de fortalecer o ensino das instituições do interior, já que evita a dispersão dos alunos em pequenos grupos e localidades diversas. Os estudantes remanejados continuarão utilizando o transporte escolar oferecido pela prefeitura, que serão adaptados a distância e o tempo de locomoção de casa até a escola.
As sete escolas que terão as atividades cessadas são: Angelo Rigatti, Terezinha Travi, João XXIII, Luiz Busetti, Segundo Biasoli, Eugênio Ziero e 13 de Maio.