Após a solicitação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Bento Gonçalves decidiu interromper a aquisição de bolsas de estudo em instituições privadas para estudantes do ensino fundamental em 2024. Assim, os alunos serão redirecionados para escolas públicas municipais ou estaduais, conforme o seu zoneamento.
A decisão tem gerado insatisfação entre pais e estudantes, que expressam preocupação devido à falta de definição sobre em qual escola serão matriculados, considerando que o início das aulas está marcado para 26 de fevereiro e o período de compra de materiais escolares se aproxima.
Conforme informações, um protesto com cartazes e apitos está sendo organizado para a segunda-feira (15), meio dia, em frente a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves. Participantes cobram o retorno das bolsas para os alunos.
Em entrevista concedida ao Grupo RSCOM no final do ano passado, Leila Caron, representante de um grupo de pais que busca a manutenção das bolsas em escolas privadas, manifestou indignação com a falta de transparência e organização no processo. Ela destacou que muitos pais não conseguiram cadastrar seus filhos devido à ausência de escolas municipais em determinadas zonas.
Em um contato mais recente na manhã desta quinta-feira (11), Leila porém observou que a união entre os pais e a comunidade escolar não está ocorrendo como deveria. Segundo ela, “muitos pais aguardam uma solução de braços cruzados, ainda mais nesta época do ano”. Caron ainda afirma que alguns optaram por entrar com ações judiciais, enquanto outros desistiram e buscaram outras alternativas.
Prefeitura de Bento Gonçalves
A Prefeitura alega que o Tribunal de Contas do Estado recomendou que não houvesse mais a aquisição de vagas para alunos em idade escolar obrigatória. Atualmente, a administração municipal está ajustando as vagas e comunicando os pais. A SMED divulgará nesta quinta-feira (11) a lista dos alunos inscritos por meio de convênio com as escolas, disponível no link.
Até o momento, foi divulgada a primeira lista dos alunos designados para vagas nas escolas públicas municipais, abrangendo as etapas de creche, pré-escola, 1º e 2º anos do ensino fundamental, além do 3º ao 9º ano. A 2ª etapa de inscrições começa na próxima segunda-feira (15).
A Secretaria Municipal de Educação informa que alguns alunos podem não ter conseguido se inscrever na rede municipal devido ao zoneamento, sendo necessário que solicitem vagas no Estado. Posteriormente, o Município poderá disponibilizar vagas remanescentes das escolas municipais para os alunos da rede estadual.