No último sábado (16) foi disputado o campeonato da Federação Sport Jiu-Jitsu do Estado do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves. Muitos atletas caxienses fizeram história em diversas categorias. O projeto social Herdeiros de Palmares, do bairro Vila Esperança (Reolon), de Caxias do Sul, teve uma histórica conquista: a aluna Ana Clara de Abreu, de apenas 09 anos, foi a campeã invicta na categoria feminina infantil do esporte. Também no pódio, Emanuelle Felistrowisk, participante do projeto, faturou o segundo lugar na mesma categoria.
A estrela do momento disse se sentir muito feliz com essa conquista, um marco importante também para o projeto social. “Estou muito feliz em conquistar o cinturão. Me dediquei o ano inteiro para isso, por trazer o cinturão e incentivar outras crianças do projeto que irão fazer história também”, destaca Ana Clara.
Para o voluntário do projeto Herdeiros de Palmares e atual instrutor de Jiu-Jitsu, Max Santos, as dificuldades enfrentadas para os participantes dos projetos foram todas superadas pelas alunas do projeto. “É muito difícil uma pessoa de uma comunidade carente conseguir esse feito assim. Então, para nós, foi bem gratificante, porque foi difícil o treino, a gente puxou bastante ela [Ana Clara], não só ela, como outros atletas também. Levamos mais de dez crianças a lutar nesse evento, então todos estão de parabéns e que essa conquista da Ana Clara sirva de motivação para as outras crianças. Eu acredito que isso fará um grande feito na vida dela, mudará bastante isso, porque o cinturão não é qualquer criança que tem, não é qualquer pessoa que tem, basta se dedicar. Se a pessoa querer mesmo, a gente consegue, então é o que trabalhamos com eles aqui. Nosso intuito no projeto é formar cidadão de bem. Se a gente vai formar um atleta, isso a gente não sabe, mas o que a gente quer é formar um cidadão de bem, e trabalhar isso, com a criançada, podemos tirar da rua, tirar do mundo das drogas, do mundo do crime”.
O projeto Herdeiros de Palmares atua no Vale da Esperança, região do Bairro Reolon, em Caxias do Sul. O projeto social atende a comunidade carente, com oficinas durante à noite, onde são disponibilizados para a comunidade aulas de capoeira e jiu-jitsu, e após, é servida alimentação para as crianças no local.
Fotos: Arquivo Pessoal
Confira também outros atletas que disputaram o campeonato no sábado:
Atleta caxiense é campeão em categoria de Jiu-Jitsu disputada em Bento Gonçalves
Policial do 4ºBPChq é campeão Sul-brasileiro de Jiu-Jitsu em duas categorias