Comportamento

Alho é tema de encontro nacional realizado em Nova Pádua

Na Serra Gaúcha, cerca de mil famílias são produtoras da hortaliça

Alho é tema de encontro nacional realizado em Nova Pádua
Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM

Na tarde desta sexta-feira, dia 10, o Salão Paroquial da cidade de Nova Pádua recebeu autoridades e representantes nacionais dos produtores de alho. Na ocasião, o 35º Encontro Nacional de Produtores de Alho teve como objetivo fortalecer e aproximar produtores, entidades e parceiros. Sendo que na Serra Gaúcha, cerca de mil famílias são produtoras da hortaliça.

Conforme o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Alho, Rafael Corsino, a hortaliça produzida no país é a melhor do mundo. “Eu tenho o maior orgulho de defender os produtores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de todo o Brasil. Nós precisamos melhorar as técnicas para fazer com o que produtor se torne cada vez mais competitivo”, disse Corsino. Há 14 anos, em Nova Pádua, os produtores elegeram ele para a função.

Durante toda à tarde, ocorreram palestras técnicas que giram em torno do tema Panorama do Mercado do Alho. O publico presente assistiu palestras sobre antidumping, mercado, análise e perspectiva da pesquisa e a sanidade do produto. O evento contou também com espaço das associações estaduais e debate sobre o mercado atual, além de uma feira agro com parceiros do setor.

O alho possui uma grande importância econômica para o Brasil, empregando milhares de pessoas e sendo o sustento de outras tantas famílias brasileiras. Atualmente, o país produz mais de 167 mil toneladas, numa área plantada de 13 mil hectares, sendo que 65% do alho consumido vem do mercado interno e o restante de outros países.

O evento ocorreu através de uma parceria entre Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa), Prefeitura Municipal de Nova Pádua e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua.