O Ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu uma entrevista coletiva na tarde deste domingo (30) para comentar sobre o segundo turno das eleições, que ocorrem em todo o Brasil.
Entra os assunto, Moraes comentou sobre a votação no exterior. Conforme ele, houve registro de filas em países como Portugal e Alemanha. Por conta disso, ele diz que o TSE deverá, nas próximas eleições gerais, aumentar o número de locais de votação fora do Brasil.
Com relação a atuação da Polícia Rodoviária Federal, que, conforme denúncias, estaria realizando operações em rodovias, principalmente do Nordeste, Moraes relembrou a sua decisão da noite do último sábado, que proibia tal ação.
O pedido de explicações por parte da PRF foi tomado com base em uma notícia crime apresentada pelo deputado federal Luiz Paulo Teixeira Ferreira (PT-SP), que citou um suposto uso das polícias com fins eleitorais para favorecer a candidatura de Jair Bolsonaro (PL).
O Diretor da PRF, Silvinei Vasques, esteve na sede da TSE e explicou que as ações foram realizadas com base no Código Brasileiro de Trânsito, visando a segurança dos condutores e que nenhum eleitor foi impedido de chegar até a seu local de votação.
Após a reunião, Vasques confirmou ao ministro que todas as operações foram finalizadas.
Alexandre de Moraes confirmou que não haverá um adiamento do horário final das eleições, que segue mantido para às 17h.