
Áreas de instabilidade associadas à formação e intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica no interior do continente se espalharam entre a Argentina e o Paraguai e avançam pelo Rio Grande do Sul nos próximos dias.
Nuvens carregadas começam a avançar pelo oeste do estado durante a tarde da segunda-feira (6) provocando chuva e se espalham para as outras áreas gaúchas, onde acontecem pancadas isoladas, com moderada a forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas fortes de vento. Não se descartam temporais isolados no oeste do RS.
Entre a terça (7), feriado da Independência do Brasil, e a quarta-feira (8), o sistema de baixa pressão se desloca para o mar, auxiliando na formação de uma nova frente fria. Além disso, as nuvens carregadas ganham força.
O portal Climatempo alerta para o potencial de tempo severo, especialmente na metade sul do estado, com volumes acumulados próximos de 100mm em 24h, alto índice de raios, fortes rajadas de vento (até 80km/h) e queda de granizo. O risco para alagamentos e queda de árvores também é alto.